Camaçari recebe novos profissionais de saúde

Os Profissionais que atuarão na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) em Camaçari, por meio do Programa de Residência Médica e Multiprofissional, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (09/02), no Auditório da Segov (Secretaria de Governo).
A chegada do programa a Camaçari é fruto do empenho do prefeito Ademar Delgado e reforça a atenção básica do Município, de forma a qualificar ainda mais o atendimento de saúde oferecido à população.
Os 12 especialistas, que incluem médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e sanitaristas atuarão como perceptores, supervisionando os residentes pós graduandos em Saúde da Família.

Recepção de profissionais da saúde no auditório
Recepção de profissionais da saúde no auditório

Inicialmente, serão atendidas a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança, as USFs (Unidade de Saúde da Família) da Piaçaveira e do Parque das Mangabas e a unidade de saúde escolar do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), no bairro Phoc III. Os residentes estão sendo selecionados pelo Ministério da Saúde e chegam ao Município no dia 02 de março.

-Publicidade-
-Publicidade-

Além da qualificação do atendimento, já que a partir do Programa de Residência Médica e Multiprofissional as equipes de saúde da família das unidades contempladas serão duplicadas e cada uma atenderá até 2 mil pessoas e não mais 4 mil, como ocorre atualmente, outro grande ganho com a implantação do programa é a expansão do Grupo de Apoio à Saúde da Família.

Atualmente, o Grupo funciona com recursos municipais e atende os bairros Novo Horizonte, Nova Vitória, Parque Florestal e Ponto Certo, com equipe multiprofissional, o que aumenta a oferta de especialidades nas USFs. A proposta é que seja formada mais uma equipe para atender os bairros contemplados pelo programa de residência e a localidade de Machadinho.

No Município, o Programa de Residência Médica e Multiprofissional é realizado por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, a FESP (Fundação Estatal Saúde da Família) e a Prefeitura. A cidade de Dias D´Ávila também é contemplada.

Acolhimento
Na manhã desta segunda-feira, profissionais da Sesau (Secretaria da Saúde) apresentaram aos 12 especialistas, que atuarão como perceptores, as particularidades do Município, como características da população, estrutura da rede de atendimento da Secretaria e informações sobre o funcionamento dos espaços. O secretário da Saúde, Washington Couto, também fez questão de recepcioná-los.
Ao longo do mês de fevereiro, os novos profissionais conhecerão as unidades nas quais trabalharão e se prepararão para o acolhimento dos residentes, em março.

Fonte: Ascom / PMC