CAPS infantil inaugura em março no bairro do Inocoop

Para prestar um melhor atendimento psicossocial para crianças e adolescentes com transtornos mentais, o prefeito Ademar Delgado determinou a implantação do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infância e Adolescência). A medida atende à solicitação feita por mães de jovens e adolescentes ao gestor de Camaçari, que fez questão de monitorar de perto as ações.

Sede do CAPS infantil fica no bairro Inocoop
Sede do CAPS infantil fica no bairro Inocoop

Empenhado, o prefeito solicitou à Sesau (Secretaria da Saúde) celeridade na implantação e viabilizou as condições, como estrutura física, equipamentos e contratação de profissionais. Tudo pronto, a unidade será inaugurada em março. No entanto, os pacientes cadastrados na rede, com idade de zero a 17 anos, já são atendidos na nova unidade. O CAPSi atenderá a demanda espontânea após a inauguração.

-Publicidade-
-Publicidade-

A nova estrutura tem deixado muito feliz a dona de casa Elisângela Silva, de 39 anos, mãe do pequeno Henry David Barbosa, de 9 anos, que é autista. “É uma realização ter esse local com todos os atendimentos especializados. Agradeço ao prefeito Ademar Delgado ter cumprido o prometido”, frisou.

Elisângela Silva foi uma das mães de crianças atendidas no Cesme (Centro Especializado em Saúde Mental) que participou de um encontro com o prefeito Ademar Delgado e solicitou um local específico e mais apropriado para o atendimento psicossocial de crianças e adolescentes.
O CAPSi é destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, a exemplo de autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Matriculado no centro, o paciente passa por uma avaliação terapêutica singular, quando são identificados os problemas e prescritas atividades, oficinas e dinâmicas específicas para o quadro apresentado.

O atendimento no CAPSi é diversificado e os pacientes contam com diversos especialistas, como médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, artistas plásticos, fonoaudiólogos, terapeuta de família, educador físico, psicopedagogo, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Atualmente, as equipes trabalham na conclusão da instalação de equipamentos. A sede do CAPSi está localizada na rua Abrantes, número 379, no bairro Inocoop. Para ser atendido, basta procurar a unidade após a inauguração, munido dos documentos pessoais.

Fonte: Ascom / PMC