Neymar pode ultrapassar Maradona

Neymar está dando passos largos para colocar seu nome entre os grandes da história do Barcelona. Com 38 gols marcados pelo clube em jogos oficiais, o brasileiro está muito perto de ultrapassar um grande ídolo do futebol mundial em sua passagem pelo Barça: Diego Armando Maradona.

Com duas temporadas no clube, entre 1982 e 1984, Maradona marcou os mesmos 38 gols. O ídolo argentino, que chegou aos 21 anos no Barcelona, mesma idade que Neymar, conquistou a marca em 58 partidas – e ainda sofreu com uma lesão grave e um caso de hepatite nos dois anos de permanência.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Atual queridinho da torcida catalã, Neymar precisou de 10 jogos a mais para empatar o feito. Na última vez que entrou em campo pelo Barça, contra o Villarreal, na Copa do Rei, ele teve a chance de ultrapassar o argentino em uma cobrança de pênalti, mas perdeu, interrompeu uma sequência de quatro jogos consecutivos balançando as redes, e passou a noite em branco – agora ele tem 69 jogos e completará 70 se entrar em campo contra o Levante, no próximo domingo, no Camp Nou

Depois de ultrapassar Maradona, Neymar pode mirar objetivos mais altos. Com contrato por mais quatro temporadas, e negociando uma renovação com o clube, o brasileiro ainda está longe dos maiores artilheiros, mas se seguir no ritmo pode alcançar até seus conterrâneos que brilharam com a camisa azul e grená.

Para entrar no Top 30 de artilheiros da história do Barcelona, Neymar teria de alcançar os 77 gols de Quini, e ainda há um longo caminho pela frente. A marca de Ronaldinho Gaúcho está um pouco acima – ídolo culé, ele marcou 97 gols em cinco temporadas. Nos mesmo cinco anos,Rivaldo balançou as redes 130 vezes e se tornou o quinto maior artilheiro da história do Barça, empata com Samuel Eto’o, atrás somente de Eulogio Martínez, Ladislao Kubala, César Rodriguez e Lionel Messi, líder da lista com 385 gols.

Fonte: G1