24 pessoas são diagnosticadas com HIV no Carnaval de Salvador

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o balanço parcial dos atendimentos realizados pelos módulos assistenciais espalhados pelos três circuitos da festa. Nos últimos três dias, já foram realizados 5.072 testes rápidos, que resultaram em 24 diagnósticos positivos para HIV, 114 reagentes para sífilis, 13 para Hepatite C e quatro para Hepatite B.

O número representa quase o dobro de foliões que procuraram o serviço na última edição da folia. Só nesta segunda-feira (16), foram feitos 2.036 testes rápidos em todos os postos de atendimento, montante que é apenas 31% menor que todo em todo período carnavalesco de 2014, quando a secretaria registrou 2.928 testagens durante todos os dias de festa.

-Publicidade-
-Publicidade-

Esse o balanço faz parte do projeto “Fique Sabendo”, que é realizado pelo sétimo ano consecutivo pela prefeitura durante a folia. Na mais recente edição da festa, o posto da Rua Marquês de Leão, na Barra, foi o local que mais realizou testes (2.720), até agora, seguido da unidade da Praça Municipal, no Centro Histórico, com 2.352. As unidades funcionam hoje, das 9h às 21h, no Centro Histórico, e das 12h às 0h, na Barra.

Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da SMS.

Fonte: Varela Notícias