Matrícula na rede estadual de ensino começa hoje

Tudo pronto para a matrícula dos estudantes na rede estadual, que tem início nesta terça-feira (24/2) e segue até o dia 3 de março, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. A matrícula pode ser feita em qualquer escola estadual, de maneira simples e ágil. Basta, para isso, que o aluno ou o responsável se dirigira a uma unidade escolar da rede estadual, independentemente de qual o colégio que vá estudar.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, fala sobre a importância do envolvimento das famílias nesse processo. “Gostaria de convocar todos os pais, mães e responsáveis para que não deixem seus filhos fora da escola, para que possam fazer a matrícula e acompanhar a vida escolar destas crianças e jovens durante o ano letivo. Esse envolvimento de todos é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, conforme vem destacando o governador Rui Costa ao adotar a Educação como uma prioridade da sua gestão”, afirmou o secretário.

Nas escolas, a expectativa é a de que o atendimento seja realizado com agilidade, contemplando a todos que procurarem uma vaga na rede pública estadual. A matrícula integrada, com todas as escolas operando online, acontece desde 2007, graças ao Sistema de Gestão Escolar, que contribuiu para eliminar as filas nas portas das escolas, permitindo um acesso com comodidade e segurança para as famílias e seus filhos.

“Já estamos com tudo preparado para receber os pais e estudantes, que são a razão da existência da escola. Temos uma sala de espera com TV, água e café, onde os acolheremos até chegar a vez de cada um para a efetivação da matrícula. A nossa expectativa é a melhor possível”, declarou Ramilton Cordeiro, diretor do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba.

No Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, no Canela, a expectativa é que, este ano, haverá um crescimento do número de matrículas, segundo o gestor José Mário Costa. “Ao longo dos últimos meses, venho recebendo muitos pais que me procuram para conhecer o nosso trabalho pedagógico e a infraestrutura da escola”, explicou. Para agilizar, ainda mais, o processo da matrícula, destaca o diretor, foram disponibilizados mais computadores, oriundos de outros setores da própria unidade. “O atendimento é feito por ordem de chegada, mediante a entrega de fichas, o que faz com que o processo seja organizado e ágil”.

Documentos – Para realizar a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. É preciso ficar atento, também, ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015, que começa no dia 09 de março.

Pela internet – A matrícula pode ser feita, também, pela internet, por meio do Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/matricula2015, para os estudantes das redes estadual e municipal que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.

Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.

Fique atento ao calendário de matrícula:

– 24 de fevereiro de 2015 – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
– 25 e 26 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte.
– 27 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e proeja fundamental.
– 02 e 03 de março de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio.
– Acompanhe a divulgação sobre matrícula no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no Facebook: Todos pela Escola.

Fonte: Ascom / Governo da Bahia