Pomar Encantado revoluciona Educação Infantil em Camaçari

O Pomar Encantado veio para inovar e revolucionar a Educação Infantil no município de Camaçari. Com o objetivo de estimular a criatividade e a imaginação das crianças através de brincadeiras, literatura, artes e outras atividades didáticas, o projeto chega com uma metodologia diferenciada que levará a criança a absorver ensinamentos na prática.

O Pomar Encantado será implementado no CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil) do Parque Real Serra Verde, a ser inaugurado na próxima sexta-feira (27/02). Esta é uma iniciativa inovadora em Camaçari e jamais vista na Bahia. O projeto pretende trabalhar, dentro de um espaço agradável, todos os sentidos da criança, entre eles, olfato, tato e paladar, com laboratórios e contatos diretos com elementos da natureza.

DSC_0763 Seduc_reforma_pomar_encantado_sede_foto_Adenilson_Nunes_230215 (6) Seduc_reforma_pomar_encantado_sede_foto_Adenilson_Nunes_230215 (17) Seduc_reforma_pomar_encantado_sede_foto_Adenilson_Nunes_230215 (28)

Destinado inicialmente para crianças de 3 a 5 anos, o projeto é baseado na experimentação e vivências. A proposta é que o aprendizado seja desenvolvido não só na sala de aula como também em outros espaços, incentivando o contato com a natureza para a formação cidadã e ecológica.

No local, um terreno de 8 mil m², as crianças colocarão a mão na massa, tendo acesso direto com animais, cultivo de hortaliças, legumes, verduras e árvores frutíferas. Tudo usado para passar o ensinamento de forma lúdica e experimental, facilitando o aprendizado. “As crianças poderão sentir sensações ao se incluir diretamente nas atividades”, disse o secretário de Educação, Luiz Valter Lima. Ainda de acordo com o gestor da pasta, “o mais importante é que a educação construa espaços agradáveis para o aprendizado”.

Esta é a primeira etapa do projeto que, até o próximo ano, deve se expandir para mais quatro localidades, como Vila de Abrantes, Jauá, Monte Gordo e Barra do Pojuca.

Idealizado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), o Pomar Encantado será mantido com recursos próprios.

As matrículas podem ser feitas no CIEI do Parque Real Serra Verde, situado na rua Loteamento Parque Real Serra Verde. Estão sendo disponibilizadas 160 vagas para os turnos matutino e vespertino, distribuídas entre oito turmas. Podem se inscrever crianças moradoras da comunidade e localidades próximas como o Parque das Mangabas, Machadinho e parte do Loteamento Montenegro.

Os pais devem dirigir-se ao local, portando certidão de nascimento e cartão de vacinação da criança, comprovante de residência, RG e CPF dos pais e responsáveis. As aulas começam no dia 9 de março.

Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole