Com doença degenerativa em estágio avançado, Guilherme Karan ainda recebe salário da Globo

Portador da doença de Machado-Joseph, o ator Guilherme Karan está afastado das telinhas há 10 anos. Seu último papel foi o cômico Geraldito, de América, em 2005. Naquele ano, o ator começou a manifestar sintomas da síndrome degenerativa que compromete a coordenação motora. Apesar de não fazer mais parte do rol de profissionais da TV Globo, a emissora continua depositando seu salário mensalmente.

RTEmagicC_Guilherme_Karan_560x360_txdam259102_d7c6ba.jpg

-Publicidade-
-Publicidade-

Guilherme está há um ano internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Aos 57 anos, ele é mantido pelo pai com auxílio financeiro da emissora que trabalhou por vários anos. “É pelo reconhecimento do trabalho dele, de tudo que ele fez lá”, revelou o pai do ator, Alfredo Karan, em entrevista à coluna Retratos da Vida, do Jornal Extra.

O ator recebe poucas visitas no hospital. Ele autoriza apenas a entrada do pai, do filho e da amiga Tessy Callado. Em entrevista à mesma publicação, Tessy revelou que recentemente Guilherme aceitou receber a atriz Alice Borges. “Ele ficou tão feliz em vê-la. O que levamos para o Guilherme é a alegria de viver”, explica a amiga. Ela contou ainda que está tentando convencer o ator a aceitar a visita de Tony Tornado. “O Tornado grava tudo o que vai ao ar sobre o Karan e manda o DVD para ele. Tentou vê-lo várias vezes, mas ele não deixava”.

A doença de Machado-Joseph é conhecida também por ataxia espinocerebelar do tipo 3. Ela pode afetar até três gerações de uma família e apresenta até 50% de chances de hereditariedade de pai para filho. Degenerativa, a síndrome se manifesta entre os 35 e 50 anos e pode provocar atrofia no cerebelo, tronco cerebral, medula, nervos periféricos e o núcleo da base cerebral.

Guilherme herdou a doença da mãe. Os outros três irmão dele também foram acometidos pela síndrome e dois deles já faleceram. A irmã de Karan vive em uma cadeira de rodas. “Essa doença é minha sina”, desabafou o pai do ator.

Fonte: Ibahia