Cajuc oferece assistência jurídica gratuita em Camaçari

O Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania) de Camaçari oferece, gratuitamente, orientação, assistência jurídica e ação para os moradores do município que não possuem condições de custear com despesas processuais e advocatícias. Criado em 2006, o centro é mantido pela Prefeitura Municipal e conta atualmente com cerca de 20 profissionais para atender à demanda.

9339 DSC_0387

São eles: três advogados, duas secretárias, dez estagiários de direito, além do coordenador da unidade, o advogado Dr. Augusto de Paula. Por mês, são realizados, em média, 800 atendimentos, em sua maioria voltados para a área cível, como pensão alimentícia, divórcio, entre outras. É importante salientar que o Cajuc presta atendimento em todas as áreas do direito, entre elas a Cível, Criminal e de Família, esta última é a mais procurada. “Vale ressaltar que o Cajuc tem o objetivo de auxiliar a Defensoria Pública do Estado, encaminhando as pessoas para a mesma, além de sempre ter recebido encaminhamentos do Ministério Público, assim como da própria Defensoria e da Delegacia da Mulher (DEAM)”, diz a secretária executiva da unidade, Cintia Costa.

O centro possui ativos, ou seja, em tramitação na justiça, mais de quatro mil processos. O Cajuc está situado na Rua Goiás, nº 79, Centro de Camaçari, no prédio da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social). Na rua que fica em frente à Coelba. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Às sextas, o funcionamento é interno.

Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole