Limpec lança projeto para acabar com pontos de lixo na cidade

“Nosso Jardim”, esse é o nome do projeto lançado pela Limpec para acabar com os pontos de lixo existentes por toda Camaçari. O projeto consiste em construir jardins, à base de materiais recicláveis, em cada ponto de lixo. A manutenção do jardim ficaria ao encargo do bairro através do comércio local, associações e escolas, numa forma de envolver a comunidade na ação que visa além da limpeza, a saúde e o bem-estar da população.

O primeiro jardim foi implantado no bairro da Piaçaveira, ao lado do Posto de Saúde da Família, local onde rotineiramente eram depositadas toneladas de lixo e entulho de forma irresponsável e até criminosa. “Quando nossa equipe de educadores ambientais pensou no projeto, a ideia é acabar com os pontos de lixo em definitivo. Observamos que só as placas de proibido jogar lixo não resolvem em sua totalidade. Então criamos um projeto que dá uma utilidade ao espaço tornando-o agradável”, afirma Valentina Saraiva, diretora-presidente da Limpec.

Para o gerente de Operações da Limpec, Ademilton Rios, “além de eliminar o ponto de lixo implantando um belo jardim, envolvendo a comunidade no processo, o projeto gera uma economia aos cofres públicos, pois, para retirar o resíduo em cada ponto de lixo da cidade, gastamos com caminhões, pá carregadeira e pessoal. Ao final desse projeto a economia com o término dessas operações será imensurável”.

Primeiro jardim, implantado na Piaçaveira. Foto: Divulgação
Primeiro jardim, implantado na Piaçaveira. Foto: Divulgação
02-Jardim Implantado ao lado do PSF da Piaçaveira
Jardim implantado ao lado do PSF da Piaçaveira. Foto: Divulgação

Neide Cavalcanti, chefe de Ações Educativas, explica os benefícios do projeto. “O primeiro é acabar com os pontos de lixo. Em, consequência acabamos com a possibilidade de animais peçonhentos e insetos como o mosquito da dengue se proliferarem nesses ambientes. Sem falar que o bairro se valoriza com mais um espaço público agradável. Nós temos o projeto piloto, mas a comunidade pode ajudar implantando no jardim bancos de praça e outros instrumentos de socialização e lazer”.

Após a implantação do primeiro jardim na Piaçaveira, o próximo jardim será implantado no bairro do Alto da Cruz nesta quinta-feira (09), em seguida serão comtemplados os bairros da Gleba C, Dois de Julho e Parque Verde I. O cronograma dos outros bairros está em planejamento. O objetivo é implantar um jardim por semana.

É importante salientar que a comunidade pode ligar para Limpec e solicitar a implantação de um jardim no seu bairro. Basta ligar para o 0800-284-6484 ou 3622-8300 e falar com a equipe de educação ambiental.

Idealizado pela Limpec, o projeto Nosso Jardim conta com o apoio Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Constrol, Caturama, Cooperlin, Coopmarc e MR-8 Cursos.

Fonte: Ascom / Limpec