Chuva: Prefeito de Candeias vai decretar Situação de Emergência

Na manhã deste domingo (12), o Prefeito de Candeias Sargento Francisco reuniu todo seu Secretariado para avaliar os danos causados pelas chuvas, que assolam a região. Na reunião ficou definido que o Decreto de Situação de Emergência será feito e que também será solicitada uma alteração no Projeto de Lei de Benefícios Eventuais para atender as famílias que estão passando por dificuldades, por conta da interdição de sua moradia.

Para o Prefeito essa é a decisão foi a mais acertada. “O período de chuva só está começando, ainda teremos mais dois meses, nossa cidade tem uma topografia complicada e não temos como realizar contenções com recursos próprios, já que estamos passando por dificuldades financeiras, precisamos do apoio do Estado e da União e necessitamos também realizar algumas medidas imediatas para atender as famílias que passam por dificuldades”, declarou. Francisco Silva também informou que recebeu uma ligação do Governador Rui Costa que se colocou à disposição. “O Governador está atento ao que está acontecendo em nossa cidade, e se colocou a disposição pra ajudar com o que for preciso, e também para ir até o Ministério da Integração Nacional buscar recursos para minimizar esses danos. Na terça-feira (14) estaremos na Governadoria, a pedido do Governador, pra tratar desse assunto”, concluiu o Prefeito.

Situação de encostas após chuvas ( Foto: Divulgação Prefeitura de Candeias)
Situação de encostas após chuvas ( Foto: Divulgação Prefeitura de Candeias)

O Coordenador da Defesa Civil de Candeias, Capitão Azevedo, informou que nas últimas 96 horas choveu o que era previsto para chover durante todo o mês de abril. “Ontem passamos o dia inteiro visitando as localidades afetadas, cadastrando famílias avaliando os danos e as maiores urgências. Nosso objetivo agora é continuar as visitas e catalogar todos os dados para ajudar na construção do relatório”, concluiu.

O Prefeito e todos os Secretários Municipais estarão durante o dia de hoje visitando as comunidades e as localidades afetadas. A cidade de Candeias está entre os municípios monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN. A condição básica para um município ser monitorado pelo Centro é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural. Para o dia de hoje (11) o risco foi classificado como alto, muito alto.

Fonte: Aratu On Line