Candeias decreta situação de emergência por causa da chuva

Nesta segunda-feira (13) o prefeito da cidade de Candeias decretou situação de emergência no município. O motivo são as fortes chuvas que caem desde a última quarta-feira (8) na região, e que causaram deslizamentos, alagamentos, abertura de crateras e desabamentos.

Foto: Prefeitura de Candeias
Foto: Prefeitura de Candeias

Em nota, a prefeitura informou que o Decreto nº 17/2015 considerou as chuvas acima da média para o curto período de tempo, a previsão de mais chuva até o final do mês de maio, parecer da Defesa Civil municipal que é favorável pela situação de emergência, a quantidade de bairros afetados pelos deslizamentos de terra, a quantidade de famílias desalojadas ou desabrigadas e a capacidade de resposta do município, uma vez que não dispõe de recursos satisfatórios para o restabelecimento da normalidade diante do seu dever de proteger a população.

Segundo o prefeito Sargento Francisco, o decreto de situação de emergência irá permitir que o município solicite recursos estaduais e federais para a construção de contenções. “Temos 45 encostas precisando de contenção, mas essas são obras de grande porte, que demandam recursos altos”, afirmou o prefeito através de sua assessoria. “Não é algo simples que o município possa resolver sozinho e em pouco tempo”, acrescentou.

Segundo o órgão, mais de 300 casas foram comprometidas, o que soma cerca de 1,5 mil pessoas desalojadas. Em estimativa da Defesa Civil, ao todo são 2,7 mil pessoas atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos causados pelas chuvas em Candeias.

Fonte: Varela Notícias