UFBA Camaçari: Reunião discute implantação do campus

Por iniciativa do prefeito Ademar Delgado, foi realizada uma reunião para conhecer o projeto do campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) no Município, denominado Bahiatech, e compartilhar as responsabilidades das instituições envolvidas.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (17/04), no CEPED (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), localizado na BA-512, onde será instalado o campus da UFBA no Município.

“A Prefeitura está disposta a tudo que for preciso para dar continuidade a este projeto. Para que juntos possamos realizar o grande sonho da população de Camaçari, que é ter a UFBA aqui, no menor espaço de tempo”, afirmou o prefeito Ademar Delgado.

A implantação do campus da UFBA está dividido em dois ciclos, com a perspectiva de implantação da Universidade Federal da Baía de Todos os Santos, em 2020. No primeiro momento, a UFBA vai oferecer o curso de Bacharelado em Tecnologia, com ampliação para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia, e pós-graduação através de mestrados profissionais nas áreas de petroquímica, controle e automação, gestão e tecnologia e energia. A previsão é que as aulas comecem no segundo semestre de 2016.

O segundo ciclo trata-se da implantação dos institutos que vão dar suporte às engenharias, que são, inicialmente, química, mecânica, elétrica, controle e automação e computação. A intenção é que isso aconteça no segundo semestre de 2018, com a possibilidade de ampliação.
Na reunião foi definido um grupo de trabalho técnico operacional, com metas para planejamento e criação de plano de contingência. O grupo é composto por representantes da Prefeitura, UFBA, da Secti (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia), do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e da Câmara de Vereadores. No final, os participantes visitaram as novas instalações do CEPED.

PRESENÇAS
Estiveram presentes na reunião os secretários de Educação, Márcio Neves, das Relações Institucionais, Demétrius Moura, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, e da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco.

Participaram também o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, o vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, o diretor do CEPED, Miguel Azcona, o superintendente do Cofic, Mauro Pereira, o deputado estadual Bira Corôa (PT), além de vereadores, dentre outros representantes das instituições.

Fonte: Ascom / PMC