HORTAS: Projeto é desenvolvido em escolas e comunidades

O projeto Hortas Escolares e Comunitárias trata-se da implantação de 60 hortas, em escolas da rede municipal, creches e comunidades da sede, orla e zona rural. O trabalho começou com o levantamento do potencial e da situação das unidades de ensino. As ações estão previstas para começar em maio, nas escolas municipais Padre Paulo Maria Tonnucci e Clube de Mães.

2304150304381

As plantações são de hortaliças e frutas e o projeto é realizado de acordo com a demanda local. Na área urbana, a proposta é trabalhar o meio ambiente, a produção, origem dos alimentos e o plantio, através de teoria e prática. Nos lugares que não têm espaço no chão as hortas serão verticais.

Nas escolas, creches e comunidades rurais, devido à atividade estar próxima ao cotidiano, serão tratados temas como práticas agroecológicas e orgânicas, culturais (como épocas de plantio e colheita) e de melhoria dos índices de produção. Nesses casos, o objetivo é estimular a fixação do homem no campo.

De acordo com os espaços também serão plantadas mudas de Camaçari e Pau-brasil, por conta da importância das espécies para o país e para o Município. Nas comunidades, as hortas também atenderão as necessidades da região. No bairro Piaçaveira, por exemplo, a ação vai acontecer na USF (Unidade de Saúde da Família) com plantio de farmácia viva (plantas medicinais). O projeto é desenvolvido pela Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação).

Fonte: Ascom / PMC