Projeto de revitalização do Centro Comercial é concluído

O Centro Comercial de Camaçari ganhará um conceito inovador através do projeto de reforma, expansão, operação e manutenção, que foi apresentado nesta segunda-feira (27/04) durante reunião entre o prefeito Ademar Delgado, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Ademar Delgado afirmou que a obra revolucionará o centro de Camaçari. “Tocaremos o projeto em ritmo acelerado. Este empreendimento terá como foco principal os comerciantes e toda a população”, destacou.

O Centro será gerido a partir da Parceria Público Privada e também priorizará o investimento na capacitação dos comerciantes. O prazo para a reforma é de 18 meses. Para não comprometer o funcionamento do espaço a intervenção será feita de forma setorial.

O projeto foi elaborado pelo Grupo Piu Invest, responsável pela apresentação. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo Conselho Gestor de Concessão Pública, formado por representantes de sete secretarias municipais de Camaçari e da Procuradoria Jurídica.

A proposta para o espaço é baseada em pesquisas e observações de projetos executados na Bahia e outros estados brasileiros, e foi realizado conforme decreto publicado em julho de 2014 que institui a manifestação de interesse da iniciativa privada.

O projeto será apresentado aos permissionários do Centro Comercial, comerciantes de Camaçari e a população em geral, durante Sessão Pública a ser realizada no dia 6 de maio, às 19h, na Cidade do Saber, com a presença de representantes do Ministério Público.

Após a Sessão Pública e aprovação do projeto será aberta licitação para selecionar a empresa executora da obra.

PROJETO

O Centro Comercial ganhará revitalização, ordenamento e ampliação. O espaço vai mais do que duplicar e passar dos atuais 16 mil metros quadrados para 38 mil metros quadrados, assim como, vai duplicar o número de permissionários e passar a atender quatro mil comerciantes.

O empreendimento terá três pavimentos e incluirá espaço kids, destinado aos filhos dos empreendedores que atuarão no local, área de shows e eventos, espaço multiuso que será utilizado para capacitação e exibição de filmes, além de espaço para agricultores familiares, área de alimentação, lojas de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e outros.

O projeto também inclui corredores mais largos, escadas rolantes, elevadores, bancos, farmácias, posto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar.

PRESENÇAS

Participaram da reunião a vice prefeita, Maria do Carmo Siqueira, os secretários dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Cidadania e Inclusão, Fábio Pereira, de Educação, Márcio Neves, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Mulher, Miriam Bitencourt, o superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, vereador José Marcelino Filho (PT), os vereadores Gilvan Souza (PT), Oziel Araújo (PT), Wilton de Ferrinho (SD), Jair Costa (PRB), Jackson Josué (SD), Elias Natan (PV), o deputado estadual Bira Corôa (PT), o diretor da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Luciano Sacramento, o presidente da ACEC (Asssociação Comercial e Empresarial de Camaçari), Jamilton Pereira, e a presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari, Nildes Araújo.

Fonte: Ascom / PMC