Campanha de Vacinação contra a Gripe continua até o dia 22 de maio

O Dia Nacional da Campanha contra a Influenza Sazonal (gripe) nas unidades de saúde do Município levou muitas pessoas aos postos de saúde de Camaçari. A abertura oficial do Dia D aconteceu no Espaço Conviver (Centro de Convivência do Idoso), no último sábado (9), e reuniu os idosos que são atendidos no local.

A aposentada Josefa dos Santos, de 81 anos, acordou cedo e fez questão de se embelezar ainda mais para receber a dose da vacina. Ela elogiou a iniciativa da Sesau (Secretaria da Saúde) em realizar a abertura lá por ser mais uma oportunidade de reencontrar as amigas.

-Publicidade-
-Publicidade-

A opinião foi compartilhada também pelo aposentado Antonio Francisco de Souza, de 70 anos. Ele conta que todos os anos faz questão de ser imunizado e escolher o Conviver é “uma ótima oportunidade para reencontrar os amigos, afinal aqui é o nosso lugar”.

Sesau_Dia_D_Vacinacao_Antonio__foto_Aristeu_Chagas_090515 (1) Sesau_Dia_D_Vacinacao_Bruno_Ruan_foto_Aristeu_Chagas_090515 (35) Sesau_Dia_D_Vacinacao_foto_Aristeu_Chagas_090515 (27) Sesau_Dia_D_Vacinacao_foto_Aristeu_Chagas_090515 (55)

O movimento foi intenso logo pela manhã também nas unidades de saúde, a exemplo da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança. A dona de casa Linda Inês Pereira, de 19 anos, mãe do pequeno Bruno Ruan Santos, de 4 anos, aproveitou para além de vaciná-lo contra gripe, imunizá-lo contra a poliomielite, pois para as crianças, além da influenza, estão disponíveis outras doses do calendário de vacinação.

Devem receber a dose, idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, profissionais de saúde, mulheres no período pós-parto, pessoas portadoras de doenças como hipertensão e diabetes, indígenas, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

A Vigilância Epidemiológica de Camaçari alerta que não sejam imunizadas pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como ovo, e por aqueles que tenham apresentado alergia na campanha anterior.

A subsecretária da Saúde, Lêda Duarte aproveitou para lembrar a importância da vacina como forma de preservar a vida e que o Dia D serve como forma de chamar a atenção da população para a importância de tomar a vacina. Ela aproveitou para alertar que a Campanha prossegue até o dia 22 de maio nas USFs (Unidade de Saúde da Família) e UBSs, cujo atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Hoje, no entanto, alem das unidades de saúde a  Campanha conta com 39 postos volantes.

Fonte: Ascom / PMC