Município estimula aleitamento materno

Entre os dias 25 e 29 de maio, será realizada a III Oficina de formação de tutores para implantação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil no Município. Participam oito profissionais da rede municipal de saúde, entre enfermeiros e nutricionista. O local e horário da oficina serão definidos e divulgados posteriormente.

A Estratégia Amamenta Alimenta Brasil tem a finalidade de reforçar e incentivar, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos de idade.

A capacitação tem duração de 40 horas/aulas, com atividades teóricas e práticas. Esta última está programada para o dia 28 de maio nas unidades de saúde em que os profissionais trabalham.

A oficina conta com as participações de enfermeiras das USF (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Parque Florestal, Ponto Certo, Verdes Horizontes e Santo Antônio e das localidades de Pé de Areia, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca, além da nutricionista que atua nas unidades de Monte Gordo e Arembepe.

Os futuros tutores ficam responsáveis por disseminar a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil na unidade em que trabalham e apoiar o planejamento, acompanhamento ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para as crianças.

A iniciativa é promovida por meio da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, via Sesau (Secretaria da Saúde), o Ministério da Saúde e a SESAB (Secretaria Estadual da Saúde).

Fonte: Ascom / PMC