Camaçari: Dia do Trabalhador Rural acontece neste sábado

A Prefeitura realiza neste sábado (30/05) um grande evento para celebrar o Dia do Trabalhador Rural, que tem data alusiva em 28 de maio. A atividade acontece a partir das 8h30 na Escola Municipal Santa Luzia, na localidade de Tiririca, oportunidade em que mais de 200 trabalhadores rurais participam de diversas ações na área da saúde e fomento à produção agrícola, dentre outros. A atividade prossegue até as 14h.

Estão programadas a apresentação do projeto Hortas e Jardins, entrega de sementes e roda de conversa com médico ortopedista sobre doenças que acometem o trabalhador rural. Além disso, fisioterapeutas e educadores físicos demonstrarão técnicas corporais que podem ser feitas antes, durante e após as atividades laborais para prevenção de doenças osteomusculares e será aplicado um questionário para traçar o perfil epidemiológico do trabalhador rural.

-Publicidade-
-Publicidade-

Haverá também distribuição de materiais informativos sobre doenças relacionadas ao trabalho, a exemplo da LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos /Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e os auxílios oferecidos pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) para ajudar o trabalhador rural nas necessidades voltadas ao ambiente de trabalho.

Na oportunidade, os participantes do evento poderão se vacinar ou reforçar as imunizações de Tétano, Hepatite e Gripe, assim como, haverá vacinação para cães e gatos. Os trabalhadores receberão ainda orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos. Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) farão trabalho educativo sobre o combate de endemias.

Atividades culturais também marcam o evento com literatura de cordel sobre Perigos a que estão expostos os Homens do Campo, apresentação de banda de forró pé de serra e apresentação teatral com alunos do Núcleo de Artes Cênicas da Cidade do Saber.

Realizado em Tiririca, o evento será voltado para os trabalhadores rurais da região e a Prefeitura vai disponibilizar ônibus. A ação é uma realização da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde). Apoiam a atividade a Seduc (Secretaria de Educação) e a Cidade do Saber.

Fonte: Ascom / PMC