EQUOTERAPIA: Método de reabilitação biopsicomotriz auxilia pacientes

As melhoras são visíveis. Luan Fernandes Lima dos Santos, de 16 anos, que intensificou em fevereiro a prática da equoterapia oferecida pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), apresenta desenvolvimento em diversas áreas, como na comunicação corporal, com a demonstração de respostas com sinais, além dos recursos cognitivos e sensoriais e socialização com outras pessoas e ambientes.

Além disso, o adolescente reconhece as pessoas e os cavalos que são trabalhados com ele, conseguiu um padrão de controle do equilíbrio de braços e pernas, que estão mais flexíveis e facilita as técnicas, já sobe e desce a rampa de acesso à montaria, dando passos mais firmes e seguros, e bebe água sozinho.

Sesau_pacientes_Equoterapia_foto_Aristeu_Chagas_280515 (39) Sesau_pacientes_Equoterapia_foto_Aristeu_Chagas_280515 (49) Sesau_pacientes_Equoterapia_Luan__foto_Aristeu_Chagas_280515 (102) Sesau_pacientes_Equoterapia_Luan_Fernandes__foto_Aristeu_Chagas_280515 (000

O garoto ficou com sequela de traumatismo cranioencefálico após ser atropelado por um carro, aos 13 anos de idade, e perder a capacidade psicomotora. Acompanhado da avó, a aposentada Maria Anatália dos Santos, Luan frequenta semanalmente o Centro de Equoterapia de Camaçari Nosso Lar. O atendimento é ofertado gratuitamente por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e o Centro.

O CENTRO

Contando com uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeuta, equoterapeuta, instrutor de equitação para equoterapia, auxiliar guia e fonoaudiólogo, o Centro de Equoterapia de Camaçari Nosso Lar atende pacientes do SUS que são encaminhados por médicos neurologistas e neuropediatras do CUIDAR (Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde) e do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil).

São atendidas 51 crianças e adolescentes a partir de 1 ano de idade, com transtornos como paralisia cerebral, hidrocefalia, autismo, retardo mental e transtorno psicológico. Os pacientes praticam a equoterapia tendo como principal agente de desenvolvimento o cavalo, através de técnicas específicas para cada deficiência.

O Centro de Equoterapia Nosso Lar fica localizado no bairro Santo Antônio.

Fonte: Ascom / PMC