BALLACE: Mais de 1.500 dançarinos e a chance de dançar no Bolshoi

A abertura, na noite de terça-feira (02/06), da 10ª edição do Ballace (Festival Nacional de Dança), que acontece anualmente na Cidade do Saber, em Camaçari, abre a oportunidade para centenas de bailarinos de todo o Brasil conquistar uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC).

O Ballace, que promove concursos para dançarinos nas mais diversas modalidades, transforma Camaçari na capital nacional da dança. Por seis dias, a cidade respira cultura. Este ano, são mais de 1.500 concorrentes, uma boa parte com o sonho de entrar no Ballet Bolshoi.

Da primeira edição, quando registrou quase 100 participantes, até agora, o Ballace experimentou um crescimento de quase 1.500% na participação direta de dançarinos dos mais diferentes estados e regiões do país. Camaçari é a única cidade do Brasil a sediar o evento.

Segov_10ª Edição_Festival_Nacional_Dança_foto_Adenilson_Nunes_020615 (4) Segov_10ª Edição_Festival_Nacional_Dança_foto_Adenilson_Nunes_020615 (5) Segov_10ª Edição_Festival_Nacional_Dança_foto_Adenilson_Nunes_020615 (7) Segov_10ª Edição_Festival_Nacional_Dança_foto_Adenilson_Nunes_020615 (8)

A maioria absoluta dos participantes é de crianças e adolescentes. São poucos os adultos. Ao longo de uma década de realização, o Ballace já atraiu a participação de aproximadamente 10 mil dançarinos e selecionou cerca de 1 mil bailarinos para o Bolshoi. Mas, o festival promove as mais variadas modalidades de dança.

Um tributo a Toshie Kobayashi, reconhecido como um dos mais expressivos nomes da dança clássica brasileira marcou a abertura do Ballace, ontem. Foi uma noite de muito brilho. O prefeito Ademar Delgado foi um dos homenageados, por contribuir para o desenvolvimento da arte e da cultura.

Aplaudida pelo público, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, também foi homenageada e ficou lisonjeada de estar mais uma vez em Camaçari para participar do Festival Nacional de Dança. “A cada ano que passa vejo que o Ballace toma proporções maiores”. Bailarinos do Bolshoi fizeram um espetáculo que deixou sensibilizado o público que lotou o Teatro Cidade do Saber.

A programação do Ballace segue até domingo (07/06) e engloba oficinas, conferência, feira de produtos de dança e mostras competitivas, além do processo seletivo para bolsas de estudo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O evento tem classificação etária de 7 anos. Mais informações sobre o Festival Nacional de Dança podem obtidas no link do evento, no site da Cidade do Saber.

Fonte: Ascom / PMC