Quadrilhas juninas dão show no Camaforró

A quadrilha junina Unidos Venceremos, de Barra do Pojuca, ganhou pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Quadrilhas Juninas de Camaçari. A competição, realizada durante o Camaforró, ainda premiou os grupos Cheguei Pra Ficar e Arraiá Jamel, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ao entregar os troféus aos grupos vencedores, o prefeito Ademar Delgado declarou que o concurso fortalece e mantém viva a tradição cultural das quadrilhas juninas. “Esta é uma das partes do Camaforró que eu mais gosto de assistir. É muita graça e beleza juntas. Os grupos de Camaçari estão de parabéns”.

-Publicidade-
-Publicidade-

O público estava bastante entusiasmado com a apresentação das quadrilhas juninas. A aposentada Elineuza Gomes, de 56 anos, veio da cidade de Mairí para conhecer o São João de Camaçari. Ela ficou encantada com o espetáculo exibido pelos grupos. “É muito bom saber que essa tradição ainda resiste aqui”.

Este é o primeiro dia do Concurso de Quadrilhas Juninas de Camaçari, que contou ainda com a participação do grupo Flor de Lis. O grupo Canjica Mole realizou intervenções artísticas entre uma apresentação e outra e a Rojão de Ouro, de Salvador, foi a quadrilha junina convidada da noite.

As apresentações acontecem no Forródromo e seguem até quarta-feira (24/06). O título de hoje foi para a categoria quadrilhas juninas tradicionais. Na terça-feira (23/06), se apresentam os grupos que disputam a categoria quadrilhas estilizadas. A cada noite, a competição vai eleger um campeão e premiar o segundo e o terceiro colocado.

A última noite de festa (24/06) será reservada apenas para as apresentações das quadrilhas juninas que não fazem parte do concurso, a exemplo das infantis e dos idosos. A novidade deste ano é a participação da quadrilha junina de Bonecos de Olinda.

Durante a competição, as quadrilhas juninas são avaliadas por uma comissão julgadora formada por coreógrafos, bailarinos e representantes de entidades artísticas do Município. São considerados aspectos como vestimenta e adereços, conjunto, coreografia, criatividade, animação, marcador, música, ritmo, disciplina, tema da quadrilha e respeito ao tempo da apresentação.

O Concurso de Quadrilhas Juninas de Camaçari é realizado pela Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria da Cultura), e em parceria com a Associação dos Quadrilheiros Juninos de Camaçari.

Eventos_Caamaforró_Quadrilhas_Rojão_de Ouro__foto_Aristeu_Chagas_220615 (57) Eventos_Caamaforró_Quadrilhas_Rojão_de Ouro__foto_Aristeu_Chagas_220615 (89) Eventos_Caamaforró_QuadrilhasRojão_de Ouro__foto_Aristeu_Chagas_220615 (30) Eventos_Camaforró_Quadrilhas_foto_Aristeu_Chagas_220615 (92)

 PROGRAMAÇÃO

 Terça-feira (23/06)

Arraiá Pé de Moleque

Rosas Vermelhas

Canjica Mole

Asa Branca

Alaketu

Forró do ABC

Monte Gordo

Alaketu

Quarta-feira (24/06)

Coisinha Miúda

Canjica Mole

Xoró da Vovó

Bonecões

São Bento do Forró

Arembepe

Pé de Moleque

Asa Branca

Unidos Venceremos

Xodó da Vovó

Fonte: Ascom / PMC