Campanhas de vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação começam nesta quinta

As campanhas de vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação, que têm como público alvo crianças menores de 5 anos, começam quinta-feira (13/08). Neste sábado (15/08), a Sesau (Secretaria da Saúde) realiza o Dia D das campanhas em 46 postos fixos e 22 volantes. A meta é vacinar 18.583 crianças até o dia 31 de agosto.

Campanhas de vacinação vão de 13 a 31 de agosto
Campanhas de vacinação vão de 13 a 31 de agosto

A abertura oficial do Dia D será realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Gleba E, às 9h, e contará com a participação dos personagens Zé Gotinha e da Maria Gotinha. A ação segue até às 17h, sem interrupção, em todas as UBSs e USFs (Unidades de Saúde da Família).

Durante a campanha, os pais ou responsáveis devem levar os filhos às UBSs e USFs de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos do documento de identificação da criança e da caderneta de vacinação. Mais de 500 profissionais de saúde vão trabalhar nas campanhas.

A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças com idades entre 6 meses e 5 anos e assegura a erradicação da poliomielite, enquanto a Campanha de Multivacinação vai atualizar o calendário de vacina e garantir a interrupção da cadeia de transmissão das doenças.

Destinada a crianças de 0 a 5 anos, a campanha de multivacinação disponibiliza doses da BCG (tuberculose), hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite.

Fonte: Ascom / PMC