SENAI abre inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica

O SENAI Bahia iniciou nesta quinta-feira, 27 de agosto, as inscrições para um novo processo seletivo de cursos de aprendizagem industrial básica. Os cursos – que contemplam áreas tão diversas quanto assistente administrativo, soldador, costureiro industrial e auxiliar de obras de edificações– são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. São 709 vagas distribuídas em 20 turmas a serem realizadas em unidades do SENAI de Salvador e outros 17 municípios do estado. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.fieb.org.br/senai, até o dia 28 de setembro ou até ser atingida a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga.

Para participar do processo seletivo, é necessário que os candidatos atendam aos requisitos de cada curso – sendo que a maior parte deles é voltada para jovens entre 14 e 21 anos ou entre 18 e 21 anos. A seleção será realizada respeitando, nessa ordem, os critérios de ordem cronológica de inscrição e o candidato que for mais velho. As aulas começam a partir de 16 de novembro. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser posteriormente contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os estudantes com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa, com uma carga horária igual à da fase teórica.

-Publicidade-
-Publicidade-

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.

Fonte: Ascom / Senai