Mecatrônica é considerada uma das profissões do futuro

Faltam profissionais no mercado. E a falta de qualificação é a responsável pela escassez de mão de obra em diferentes áreas que vão de eletricista a marceneiro, passando por cabeleireira e costureira.Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) descobriu que a maioria das empresas brasileiras pretende contratar mais funcionários nos próximos anos. As vagas abertas revelam quais são as profissões do futuro.

Uma pesquisa feita em 402 indústrias de todo o Brasil revelou as nove profissões do futuro. Todas elas têm ligação com engenharia, automação e conhecimentos de informática e entre elas está o técnico em mecatrônica. O técnico em mecatrônica deve estar sempre em sintonia com a evolução dos equipamentos, pois atua tanto na área de mecânica, quanto na área de elétrica e eletrônica. Possui, também, grande afinidade com a área de automação industrial, podendo atuar em diversos segmentos da indústria do petróleo, gás e energia, como por exemplo, a área de operação, manutenção, projetos e inspeção de equipamentos.

-Publicidade-
-Publicidade-

mecatronica

No mercado de trabalho, esse profissional projeta, instala, gerencia e realiza a manutenção de máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção. Em parceria com os engenheiros de produção, escolhem materiais e tecnologias a serem empregadas na usinagem.“As empresas têm equipamentos delicados e querem bons profissionais para operar. Um mesmo técnico pode fazer a operação e manutenção das máquinas”, explica Anderson Braga, mantenedor do CETTPS, que fica em Camaçari.

Segundo a Firjan, essa projeção de crescimento traçada pelas empresas é um cenário que deve se estender até 2020. Mas esse panorama positivo tem um preço. Para cuidar de toda essa automação, tecnologia e competitividade, o setor industrial nunca esteve tão exigente quanto agora em relação à preparação e qualificação desses profissionais. “A expectativa é tão boa que até quem ainda está dando os primeiros passos no curso técnico já pensa no que o futuro pode oferecer”, complementa Anderson. O CETTPS oferece o curso de técnico em mecatrônica e para mais informações basta acessar o site www.cettps.com.br.

Fonte: Pipa Comunicação Integrada