Estudantes de Camaçari se destacam no karatê

As histórias de quatro alunos, atualmente de quatro escolas diferentes, se encontram em um ponto comum: o karatê, esporte que aprenderam na Escola Municipal Clube de Mães através do programa Mais Educação e no qual hoje se destacam e têm a vida transformada.

Seduc_Karate_Escolas_Clube_de_Maes_foto_Aristeu_Chagas_110915 (17)

Camila Vitória dos Santos, de 12 anos, é aluna do 6º ano da Escola Municipal Cleuza Maria. Alessandra dos Santos, de 11 anos, cursa o 5º ano na Escola Municipal Clube de Mães. Ambas faixa vermelha no karatê, ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, no Campeonato Baiano, realizado no mês de junho, em Salvador.

Além da competição, Alessandra ainda ocupou a segunda colocação da 1ª Copa Esporte Lazer de Karatê Interclubes, realizado no mês de maio, também na capital baiana. “Me sinto bem com o resultado e pretendo continuar no esporte”, afirmou a menina que pratica a modalidade há 2 anos.

Luis Filipe Teles, de 12 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Felix Joaquim de Moraes, também conquistou a primeira colocação no Campeonato Baiano. Além disso, o faixa laranja em karatê ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, realizado no mês de abril, em Aracajú.

O garoto se prepara agora para a etapa final do Brasileiro, que será realizada entre os dias 14 e 18 de outubro na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Depois, Luis Filipe competirá pelo Torneio Interclube, em Feira de Santana. “Essas conquistas me dão muito orgulho”, destacou o adolescente, acrescentando que continuará se empenhando no esporte no qual almeja ser campeão mundial.

Quem também se prepara para o Torneio Interclube é Adailson da Silva Barbosa Junior, de 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro. Há cinco anos na modalidade, ele é faixa verde no karatê. “Fiquei em segundo lugar no Campeonato Baiano e em 3º na Taça Salvador”, contou.

Os resultados dos estudantes são motivos de orgulho para a treinadora Lenise Guedes, que atua no Mais Educação desde 2009. “A cada movimento que vejo o desenvolvimento deles, é um orgulho muito grande. E percebemos a mudança também na vida deles, como estudantes e filhos”, afirmou.

MAIS EDUCAÇÃO

Atualmente 7 mil e 300 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 56 escolas da rede municipal participam do programa Mais Educação em Camaçari, em atividades esportivas ou artísticas, desenvolvidas por 296 monitores. Iniciativa do governo federal, o Mais Educação é um programa de incentivo para que as unidades de ensino tenham turmas em tempo integral.

Fonte: Ascom / PMC