Camaçari oferece dose da vacina contra o HPV

A partir de segunda-feira (21/09), a Prefeitura através da Sesau (Secretaria da Saúde), disponibiliza em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do Município, a segunda dose da vacinação contra o vírus do HPV (papilomavírus humano) para meninas com idades entre 9 e 13 anos. Essa etapa segue até 31 de outubro. A vacina é oferecida desde março de 2014 e a mobilização para a aplicação das duas primeiras doses é anual.

Este ano, a primeira dose da vacina foi aplicada no mês de março e, para que a imunização tenha o efeito necessário, as meninas precisam seguir corretamente o esquema vacinal de três doses. A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, indispensável para garantir a imunização, será aplicada cinco anos após a primeira. Todas as doses serão aplicadas nas meninas mediante autorização dos pais ou responsáveis.

-Publicidade-
-Publicidade-

Além da autorização dos pais, no ato da vacinação é preciso apresentar o cartão de vacina e o documento de identidade ou registro de nascimento. As UBSs e USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Incluída no calendário nacional de vacinação, a vacina contra o vírus do HPV complementa as ações preventivas ao câncer de colo do útero, a exemplo da realização do exame preventivo (Papanicolau) e do uso de preservativo nas relações sexuais.

Fonte: Ascom / PMC