Professores de Camaçari participam de grupos de pesquisa

O NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Camaçari) é uma iniciativa da Seduc (Secretaria de Educação) que visa o fomento permanente da qualidade da educação e da valorização do profissional do magistério do Município. Atualmente 25 professores participam dos grupos de pesquisa que tem como fundamento a análise crítica da educação e a educação como fator de transformação da sociedade.

seduc_nucleo_estudo_pesquisa_foto_agnaldo_silva_ copy

Dentre os ganhos para a Rede Municipal de Ensino está a criação de um grupo de produção científica do Município, de reflexão sobre a prática educativa e aprimoramento e valorização do professor. Os professores tratam sobre as práticas do dia a dia da sala de aula, o que fomenta a reflexão do caminho que está sendo traçado.

Todos os trabalhos são sobre o Município e são divididos em três linhas de pesquisa Práxis Pedagógica, Currículo e Avaliação, Epistemologia da Educação e Gestão de Tecnologias Educacionais.

A professora de Língua Portuguesa dos anos finais, Joseane Maytê Sousa, desenvolve a pesquisa com o projeto Letramento Digital – Possibilidades de aprendizado em rede, que busca trabalhar a amplitude da aprendizagem através das tecnologias. A professora destacou ainda a oportunidade de realizar esse tipo de pesquisa no Município, “é sensacional. Trabalhamos com a possibilidade de desenvolver um projeto de pesquisa para trabalhar com os alunos”, disse ao afirmar ainda que a pesquisa é realizada com suporte teórico, de forma colaborativa e com troca de experiências, “o aprendizado volta o tempo todo para os alunos”, finalizou.

Os projetos de pesquisa resultarão na elaboração de um ensaio ou artigo sobre o tema delimitado para ser publicado em uma revista, de periodicidade anual, e apresentado em um seminário.

Fonte: Ascom / PMC