Vara de Violência Doméstica e Familiar será implantada nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (30), Camaçari ganhará um importante equipamento que se integrará a rede de enfrentamento à violência doméstica. A Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher será implantada às 15h, no Salão do Júri no Fórum Clemente Mariani. A instalação contará com a presença do prefeito Ademar Delgado, do presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), Desembargador Eserval Rocha, e outras autoridades.

A desembargadora do TJ-BA, Nágila Brito, que preside a Coordenadoria da Mulher, destacou que a instalação da nova Vara é uma ação importante para a população de Camaçari. “Um juiz irá se debruçar sob esses casos, o que dará mais agilidade aos processos”, pontuou, acrescentando que a Bahia é o sexto estado nos casos de violência contra a mulher e o segundo nos casos de feminicídio.

-Publicidade-
-Publicidade-

A desembargadora Nágila Brito afirmou ainda que a parceria com a Prefeitura é bastante importante para o funcionamento da Vara, já que o governo municipal disponibilizará uma psicóloga e uma assistente social para atender as mulheres e tem sido fundamental para a implantação da unidade.

Segundo a secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, a instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contribuirá para dar maior rapidez na análise dos casos ocorridos no Município, além de demonstrar aos agressores que não há impunidade. Atualmente, há aproximadamente cinco mil processos em tramitação em Camaçari.

Para a secretária, a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher representa mais um importante mecanismo de proteção que se somará à rede de combate à violência contra a mulher, composta pela DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), o Centro de Referência de Atenção à Mulher Yolanda Pires, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além da Secretaria da Mulher.

Fonte: Ascom / PMC