Cinfancam acontece neste domingo (18), no Estádio Armado Oliveira

A 26ª edição do Cinfancam (Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Camaçari) acontece domingo (18/10), a partir das 13h. Ao todo, o concurso reúne 19 conjuntos musicais, 11 fanfarras e oito bandas marciais de 12 municípios baianos que irão se apresentar no Estádio Armado Oliveira.

161015123054837008

O evento tem entrada franca e será encerrado com a apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), anfitriã do concurso e que não concorre na competição. No entanto, a banda será avaliada pela estrutura oferecida no evento, conforme o regulamento da AFAB (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia).

O Cinfancam terá participação de mais de 3 mil pessoas, entre participantes e telespectadores. As fanfarras competem nas categorias musical com recurso e evoluções, musical com recurso, divisão especial com evoluções, banda marcial com evoluções, banda marcial e divisão especial. Para avaliação das bandas e fanfarras serão levados em consideração os aspectos musicais e a apresentação. Além disso serão analisados o ritmo, harmonia, melodia, afinação, transcrição do arranjo, marcha, alinhamento, garbo e cobertura.

Os vencedores ganham troféus relacionados às três primeiras colocações de cada grupo. Serão premiados também aqueles se classificarem como melhor cartel, mor, regente, baliza, balizador, pelotão coreográfico e pelotão cívico, em todas as categorias.

As 19 bandas e fanfarras representam os municípios de Alagoinhas, Salvador, Ipiaú, Ruy Barbosa, Santo Amaro, Nazaré do Jacuípe, Gandú, Ituberá, Mata de São João, Feira de Santana, Ibirataia e Nova Ibiá.

O Cinfancam é promovido pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), e conta com apoio da Prefeitura de Camaçari e da AFAB.

BAMUCA

Detentora do titulo de Patrimônio Cultural da Cidade de Camaçari, a Associação Cultural BAMUCA atua na área de formação de jovens, através da tradição das Fanfarras e Bandas Marciais. A banda oferece ensino de música, dança e desempenho coletivo.

Com 38 anos de história e preservação da cultura popular, a BAMUCA possui 180 integrantes, dentre estudantes, músicos profissionais e mestres de saberes, com idades entre 6 e 30 anos. Neste longo período de existência, a instituição percorreu diversas cidades baiana, apresentando-se gratuitamente e levando um pouco da diversidade cultural, além de promover o nome de Camaçari.

PROGRAMAÇÃO

Musical com Recurso e Evoluções

1 – FANJUCMA (Alagoinhas)

Musical com Recurso

1 – FAMBOSAC (Salvador)

2 – FAMUIP (Ipiaú)

3 – FAMASTER (Ruy Barbosa)

4 – FAMUPI (Salvador)

5 – CEIFARRA (Salvador)

Banda Marcial com Evoluções

1 – FANDUC (Salvador)

2 – TRADICIONAL (Alagoinhas)

3 – IMPACTO (Salvador)

Intervalo (resultado dos três primeiros grupos)

Participação especial da Fanfarra Elos de Ouro (Simões Filho)

Banda Marcial G II

1 – BAMASA (Santo Amaro)

2 – BAMJAC (Nazaré do Jacuípe)

3 – FANJUCA (Gandu)

BAMUCA IN CONCERT “O SHOW”

Banda Marcial G I

1 – DRAGÕES DA BAHIA (Salvador)

2 – NOVA GERAÇÃO (Mata de São João)

Divisão Especial

1 – FAMEB (Ituberá)

2 – FAMASP (Salvador)

3 – FAMUAM (Feira de Santana)

4 – FAMUIBI (Ibirataia)

5 – FANCENI (Nova Ibiá)

(Resultado dos três últimos grupos)

Fonte: Ascom / PMC