Limpec estuda projeto de captação de biogás e geração de energia

Em busca da auto-sustentabilidade da empresa, a diretoria da Limpec intensificou os estudos por projetos para captação e queima do biogás existente no aterro sanitário para geração de energia. Com esse intuito os diretores Comercial e Administrativo-Financeiro, Ajax Tavares e Igor Galvão, receberam a visita de engenheiros da CRA Engenharia, empresa do grupo Conestoga-Rovers e Associados que apresentaram a expertise do grupo nesse processo.

Limpec recebe visita ténica de emresa que pretende apresentar projeto para captação e queima do biogás existente no aterro gerando energia

“Temos um aterro sanitário com 150 mil m² destinados as células onde são recebidas diariamente mais de 750 toneladas de resíduos. O nosso potencial para geração de biogás é enorme. É como se tivéssemos ouro em nossas mãos, só que em estado bruto. Nosso objetivo é aproveitar toda riqueza que temos no aterro. Um verdadeiro processo de reciclagem e reaproveitamento”, explica Ajax Tavares.

Para Igor Galvão, já passou da hora da Limpec aproveitar todo seu potencial comercial. “Existem empresas multinacionais que vivem da reciclagem de resíduos recebidos em aterros sanitários. Temos o aterro em nossas mãos e o utilizamos apenas para depositar resíduos. Sabendo da riqueza que temos e do quanto isso pode gerar em recursos financeiros e preservação ambiental, nosso presidente Luiz Macedo, seguindo o pedido do prefeito Ademar Delgado, está trabalhando para que a Limpec caminhe sozinha com recursos próprios”, afirma.

Após a reunião os engenheiros da CRA Engenharia visitaram o aterro sanitário, acompanhados do diretor-técnico, André Anjos, da responsável técnica do aterro, Rute Nascimento e do gerente de Destinação Final, Benito Borges, onde atestaram o potencial econômico do mesmo que vai além da captação do biogás, estendendo-se ao reaproveitamento de todos os resíduos que lá são depositados.

Fonte: Ascom / Limpec