ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: Camaçari realiza ações de combate à doença

A Sesau (Secretaria da Saúde) promoveu na manhã de hoje (29/10) ações preventivas de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), que tem a data de hoje alusiva à questão. Em Camaçari, está sendo realizada a entrega de panfletos explicativos sobre a doença, além de aferição de pressão arterial e de glicemia em locais de grande movimentação de pessoas.

291015010059222750

Na Estação Rodoviária, local de grande fluxo de pessoas, foi montado um stand para atender a população. Dentre as pessoas que pararam um pouco o corre-corre do dia a dia para cuidar da saúde está o autônomo Leci Moraes, de 61 anos, que chegou de viagem hoje e fez questão de verificar a pressão arterial e a glicemia. “Achei a iniciativa muito boa, pois orienta a população sobre os riscos e como identificar os sinais da doença”, destacou o morador do bairro Gleba B.

O morador de Simões Filho, José Barbosa, de 63 anos, parabenizou a Prefeitura de Camaçari pela iniciativa de alertar a população sobre a doença. “Isso mostra o cuidado do governo com os moradores. Ações como estas devem ser realizadas com frequência e servir de exemplo”, ressaltou o motorista.

Além da Estação Rodoviária, as atividades foram realizadas na Câmara Municipal de Vereadores, no supermercado Bompreço e na praça Abrantes. Na orla, as atividades aconteceram até o meio-dia nas Unidades de Saúde de Arembepe e Vila de Abrantes.
Diante do diagnóstico de pressão alta a pessoa é encaminhada a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e orientada a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima da residência para fazer o acompanhamento médico.

Fonte: Ascom / PMC