Bairro de Salvador ganha geladeira comunitária para incentivar a solidariedade

A capital baiana recebe nesta terça-feira (10), a primeira geladeira comunitária da cidade. O projeto da marca de camisetas Euzaria, em parceria com a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), será implantado na Rua Santa Clara do Desterro, 85, no bairro de Nazaré.

RTEmagicC_Geladeira0911.jpg

-Publicidade-
-Publicidade-

Segundo Zé Pimenta, um dos criadores da empresa fundadora do projeto, a iniciativa tem como objetivo atender os moradores de rua, mas também incentivar a solidariedade. “Com isso vamos incentivar as pessoas a doarem e evitar desperdício de comida”, contou ao iBahia.

A geladeira será vigiada por uma câmera 24h e ficará em frente ao IBCM, que também fará a checagem diária do eletrodoméstico. “Existem algumas restrições, como não colocar comida crua, deteriorada ou fora da validade. Podem ser colocados sucos, muita água, iogurte, quentinha que acabou sobrando e frutas, por exemplo”, explicou o criador.

Para Pimenta, o que vai prevalecer para o projeto dar certo é a consciência da pessoa que vai colocar ou tirar um alimento: “já até conversamos com alguns moradores de rua para tomarem conta do equipamento. Vamos ver a aceitação do pessoal. A ideia é que ele fique para sempre. Na verdade, nosso sonho é que a gente não veja gente com fome e que não seja preciso uma geladeira pelas ruas.”

A equipe responsável já tem como plano, segundo Zé Pimenta, implantar mais 10 unidades por Salvador até junho de 2016. “A gente acredita que, se não funcionar, pelo menos despertamos uma mudança nas pessoas”, concluiu.

Fonte: Ibahia