Dados revelam que Camaçari reduziu em 9% o número de homicídios este ano

A Prefeitura não tem medido esforços para realizar ações que contribuam com a diminuição da violência em Camaçari e colaborar com as polícias Civil e Militar através de diversos investimentos. O esforço da administração municipal e da integração entre as polícias começa a ser refletido no dia a dia e resultou em um avanço para Camaçari, que foi o município da Região Metropolitana que mais teve redução nos homicídios, com 9% de diminuição dos índices entre janeiro e outubro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

121115074936114638

-Publicidade-
-Publicidade-

Para falar sobre o avanço, o prefeito Ademar Delgado se reuniu na tarde desta quinta-feira (12/11) com o comandante do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari, o tenente-coronel Henrique Melo, o comandante da 59ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) Vila de Abrantes, o major Adriano Carvalho, o comandante da CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado)/Polo Industrial, o major Orlando Rodriguez, a delegada da DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa) de Camaçari, Maria Tereza Santos, a imprensa e secretários municipais.

Na ocasião, o prefeito Ademar Delgado ressaltou a importância do trabalho integrado entre as polícias e da participação da sociedade, incluindo também as ações desenvolvidas por ONGS e igrejas, dentre outras entidades. O gestor municipal falou ainda das ações governamentais como a troca de lâmpadas amarelas por brancas, o que garante mais luminosidade nas vias e proporciona mais segurança, a construção da Base Comunitária de Segurança no Phoc II, a criação de projetos e programas destinados a juventude e relacionados a emprego, cultura e esporte, a exemplos do Bolsa Atleta, Ser + Aprendiz e da Orquestra Pró Sinfônica.

O gestor municipal ainda lembrou que mesmo não sendo uma obrigação, já que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, a Prefeitura cede viaturas para as polícias, contribui com a melhoria de prédios das instituições, além de contribuir com combustível para os veículos. “Este é um trabalho conjunto, em que todas as partes têm unido esforços para chegarmos ao principal objetivo, ter uma Camaçari mais segura. E o resultado dessa pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Ademar Delgado.

O comandante do 12º BPM de Camaçari, o tenente-coronel Henrique Melo ressaltou que além da parceria com a Prefeitura, atribui a redução do índice a integração e irmandade com a Polícia Civil e outras instâncias da Polícia Militar, a exemplo da CIPE-PI e da Rondesp (Rondas Especiais) – Região Metropolitana. “Identificamos as áreas mais críticas e com os diagnósticos montamos operações conjuntas que tiveram resultados satisfatórios e foram essenciais para diminuirmos a criminalidade aqui”, ressaltou o comandante.

Ainda de acordo com o comandante do 12º BPM de Camaçari, o tenente-coronel Henrique Melo, as ações não param no objetivo de reduzir ainda mais a criminalidade na cidade. Para isso, as polícias contarão em breve com mais um apoio da Prefeitura, que está instalando 16 câmeras de videomonitoramento na cidade, as quais, aliadas às 26 já instaladas darão maior suporte às policiais e mais segurança à população.

Na orla, o trabalho também segue em um bom ritmo e segundo o comandante da 59ª CIPM de Vila de Abrantes, o major Adriano Carvalho, a parceria com as delegacias de Vila de Abrantes e Monte Gordo tem contribuído para a melhor resolução de crimes, assim como, para manter a segurança da população que reside na área litorânea e na zona rural.

Para a delegada da DHPP de Camaçari, Maria Tereza Santos, esse é só um começo dos frutos de um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido através desta parceria entre as policiais e a administração municipal e do qual a sociedade é a principal beneficiada. “Temos muito ainda que avançar, mas toda cidade está de parabéns pelo índice. Nosso compromisso é superá-lo e tornar Camaçari, cada vez mais, uma cidade da paz”, pontuou.

 

Fonte: Ascom / PMC