Seminário em Camaçari discute turismo étnico-afro

O Seminário Tecendo a Rede do Turismo Étnico-Afro: Produção dos Saberes – desenvolvimento e fortalecimento do Turismo na Bahia aconteceu ontem (17/11), na Cidade do Saber, como parte integrante da programação do Novembro Negro.

Secin_Tecendo_rede_Turismo_Ètnico-Afro_foto_AdenilsoN_Nunes_171115 (33) Secin_Tecendo_rede_Turismo_Ètnico-Afro_foto_AdenilsoN_Nunes_171115 (110)

-Publicidade-
-Publicidade-

Fruto do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) o seminário fomenta o desenvolvimento econômico da população afrodescendente através de vários segmentos que estão inseridos no turismo, como capoeiristas, baianas de acarajé e terreiros de candomblé, e a valorização.

Na oportunidade ainda foi tratado sobre a rede criada para trabalhar as manifestações populares, capoeira, quilombolas e terreiros, as mais procuradas pelos turistas, e oferecer oficinas de capacitação e planejamento. A palestrante foi a supervisora do programa Pró-Turismo, do Governo do Estado, Tamara Azevedo. No turno da tarde haverá a Oficina de Capacitação de Produção Associada ao Turismo.

A baiana de acarajé, Marinalva dos Santos Silva, de 63 anos, participa do evento porque “fala muito da nossa cultura. Gosto de valorizar as minhas raízes, por isso fiz questão de vir caracterizada”, afirmou. A baiana ainda destacou a importância do turismo para difundir e transmitir a cultura, valorizando-a.

Estavam presentes os secretários do Turismo, José Cupertino, e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando, representantes da Secretaria Estadual do Turismo, das comunidades de Terreiro e de capoeira.

As atividades do Novembro Negro seguem até o dia 29 e são realizadas pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), por meio da COOPIR (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial), e contam com o apoio dos governos Federal e Estadual, da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Vereadores, de diversos grupos do movimento negro e de Terreiros de Candomblé de Camaçari.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

 

Quarta-Feira (18/11)
8h
Sessão de Cinema Kiriku e a Feiticeira
Local: Centro Educacional Senhor dos Passos

Das 8h as 13h
Exposição das Atividades Artísticas
Local: CAIC (Centro de Atenção Integral a Criança).

Das 8h as 17h
Oficina de Turbante e Penteado Afro
Local: Centro Educacional Senhor dos Passos.

8h30
Oficinas de Povos e Comunidades Tradicionais
Local: Teatro Cidade do Saber

9h / 13h30
Debate sobre Identidade
Local: Escola Maria Quitéria

19h
Exposição Temática do Povo Negro
Local: Gabriela Café (Arembepe)
Fonte: Ascom / PMC