Metrô e ônibus terão tarifa única em Salvador

A integração dos ônibus de Salvador e da Região Metropolitana com o metrô da capital – acertada na última sexta-feira entre governo estadual, prefeitura e concessionárias – vai provocar a unificação das tarifas desses três sistemas.

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A divulgação oficial do modelo está inicialmente prevista para esta segunda-feira, 30, mas pode ser alterada, para que esteja assegurada a clareza dos termos e não sejam gerados eventuais ruídos de comunicação.

Fontes ouvidas pela reportagem de A TARDE garantem que ainda esta semana os detalhes definidos serão publicados. O acordo, segundo apuração de A TARDE, foi aprovado tanto pela CCR Metrô Bahia quanto pelo Sindicato de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps). Outra ideia ventilada anteriormente, da criação de um sistema de ônibus exclusivo para alimentação do metrô, que circularia em um raio de 5 km no entorno das estações, foi descartada pelas partes.

Essa proposta, que excluiria a integração dos trens com as linhas que atualmente já existem na cidade, havia sido definida no contrato que transferiu a responsabilidade das obras e da operação do metrô da prefeitura para o governo do estado da Bahia.

Até o começo da semana, esta era considerada a mais viável por gestores municipais. Porém, o governo do estado e os empresários de ônibus da capital baiana discordavam dessa posição.

Detalhes
As secretarias de Comunicação Social (Secom) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) confirmam que a divulgação do acordo depende apenas dos últimos ajustes. Já o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, preferiu não comentar o assunto. Diz que a responsabilidade pela divulgação ficou com o governo.

O prefeito ACM Neto também evitou divulgar mais informações sobre o acordo. Ele disse que prefere “esperar o governador decidir de que maneira quer fazer esse anúncio”.

“O assunto está resolvido, agora vamos esperar o momento de o governo anunciar. Já fechou o valor, haverá integração total dos ônibus com o metrô. Ontem, ao fim do dia, foi fechado um acordo que envolve todas as partes: o transporte metropolitano, o transporte urbano e o metrô”, afirmou o líder do Executivo municipal.

Até o fechamento desta edição, o valor da tarifa também não havia sido divulgado, mas, em modelos de integração tarifária desse tipo, um único sistema de bilhetagem tem que ser criado. Caso Salvador siga a mesma lógica, o Salvador Card e o Metropasse da Região Metropolitana darão lugar a um cartão que poderá ser usado em qualquer modal de transporte.

O contrato que transferiu o modal para o governo estadual previa uma tarifa de integração fixada de R$ 1,10. Nesse caso, o passageiro pagaria esse valor ao pegar um ônibus ou metrô duas horas após ter embarcado em um dos dois modais, não tendo que pagar duas tarifas.

Passageiros já se habituaram à tarifa zero e trajeto livre:

Passageiros que utilizam o metrô da capital baiana gratuitamente há um ano e meio torcem para que a cobrança demore mais um pouco para acontecer.
Na entrada da Estação Brotas do sistema, A TARDE ouviu usuários que elogiaram o serviço, mas temem que o valor cobrado durante a operação comercial seja inviável para o orçamento mensal.

“O metrô facilitou muito minha vida, ainda mais de graça. É muito mais eficiente que ônibus parado em engarrafamento”, defendeu a secretária Marilene Ferreira, 29, moradora de Brotas. “Só espero que a passagem não seja cara e eu possa continuar desfrutando”, pontua.

A mesma preocupação tem o estudante Márcio Henrique, 21, que pega o metrô todos os dias para ir à escola, no Centro. Ele, que é morador da Boa Vista de Brotas, afirma que até sua pontualidade nas aulas aumentou depois que começou a utilizar os trens.

“Agora consigo chegar cedo, bater um papo com os colegas e entrar na sala tranquilo, sem correria, porque não tenho que pegar engarrafamento”, ele diz.

Para Henrique, o valor ideal da tarifa seria em torno de R$ 3,20, próximo do que será cobrado nos ônibus de Salvador quando o novo aumento de tarifa acontecer.

Fonte: A Tarde