Receita Federal e Limpec incineram cerca de R$ 50 mil em mercadorias apreendidas

Aconteceu na manhã da quarta-feira (02), no aterro sanitário da Limpec, a incineração de 250kg de mercadorias falsificadas apreendidas pela Receita Federal, no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, entre bolsas e sapatos falsificados de grandes marcas (Louis Vuitton, Chanel, Fendi, Valentino, etc), cartões de memórias, camisas de malha e kits de bonecas de plástico. De acordo com informações da Receita os produtos apreendidos correspondem a aproximados R$ 50 mil.

1-incineracao-produtos-apreendidos-receita-federal-limpec 2-incineracao-produtos-apreendidos-receita-federal-limpec

-Publicidade-
-Publicidade-

Presidente da Comissão de Destruição, a auditora fiscal, Emília Okamura, esclarece que os itens foram incinerados depois de quase três anos apreendidos. “Depois de apreendidas as mercadorias ficam no depósito até ser cumprido todo prazo de recursos, estudos sobre a procedência dos produtos, etc”.

Questionada sobre o porquê do material não ser doado para algum bazar de caridade, afim de ser leiloado, Emília Okamura explica que, “a Receita Federal tem essa prática sim de leiloar ou doar os itens para bazar de caridade. Contudo, no caso de produtos falsificados precisamos ter a autorização do detentor da marca original para que isso ocorra. Se ele não aprovar, o rito padrão é a incineração. E no caso das bonecas, como não sabemos a procedência dos produtos, se foi fabricado com alguma substância tóxica, não podemos doar devido regras de saúde”.

Acompanhando a operação, o diretor-técnico da Limpec, André Anjos, ressalta a capacidade técnica da empresa como principal fator para parceria com a Receita Federal e outros órgãos. “Não é a primeira vez que a Limpec concretiza uma parceria com órgãos federais para este tipo de ação. Isso se deve a seriedade com a qual trabalhamos e a capacidade técnica de nosso incinerador que, além de destruir completamente o resíduo, possui três filtros que lavam e retiram da fumaça todo agente poluente”.

Fonte: Ascom / Limpec