Secretaria da Saúde está em alerta sobre ocorrência da micose esporotricose

A Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari está em alerta para ocorrências da micose esporotricose, doença que acomete animais, principalmente felinos, e que pode ser transmitida aos seres humanos.

181215121052618812

-Publicidade-
-Publicidade-

Através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da COVEPI (Coordenação de Vigilância Epidemiológica), a Sesau mantém vigilância constante através de busca ativa de casos em animais e em humanos.

A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii e geralmente afeta vasos linfáticos e pele em 75% dos casos, mas também pode afetar pulmão, ossos, cérebro ou articulações.

A CCZ ressalta aos profissionais de saúde, especialmente os de medicina veterinária, que o proprietário de um animal afetado deve ser informado do potencial infeccioso da doença e das opções de tratamento. Enquanto isso, a COVEPI está atenta à comunicação de casos em humanos e a disposição das unidades de saúde para investigação acompanhamento de casos suspeitos.

A Sesau lembra que o CCZ e a COVEPI manterão a rede de saúde municipal informada sobre casos da doença em humanos e vai priorizar a notificação e informação dos casos suspeitos. Esclarecimentos e informações sobre a esporotricose podem ser obtidas através dos números do CCZ 3634-5743/ 5753 e da COVEPI 3644-5754/ 5761.

Fonte: Ascom / PMC