Semana de Enfrentamento à Intolerância religiosa segue até sábado

Em busca de estabelecer uma cultura de paz entre os segmentos religiosos, Camaçari deu início a 1ª Semana de Enfrentamento à Intolerância Religiosa. A abertura aconteceu na tarde desta terça-feira (19/01), com a Roda de Diálogo: Convivência Respeitosa entre as Religiões, na Cidade do Saber.

190116102447296004

Na oportunidade, o presidente da AFA (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia), Leonel Monteiro, falou sobre casos de intolerância religiosa em Camaçari, na Bahia e no Brasil. Além disso, ele afirmou que o preconceito está enraizado no racismo.

Na avaliação do pastor da Igreja Evangélica Apostólica, Gentil Reis, o encontro é importante para a conscientização e propagação de conhecimento. “Devemos respeitar uns aos outros, pois somos todos seres humanos”, enfatizou o morador do bairro Dos Quarenta e Seis, que acrescentou que eventos com esse propósito devem acontecer mais vezes. “Se conscientizarmos uma parcela da população já é bastante significativo”, completou.

Para Mãe Lia de Oxum, do terreiro Ilê Axé Tobomin, da localidade de Areias, a Roda de Diálogo também é muito importante. “A nossa religião é linda, mas ainda sofre preconceito e intolerância. Fico decepcionada com a falta de respeito. Temos mesmo que nos reunir e lutar diariamente”, afirmou.

A 1ª Semana de Enfrentamento à Intolerância Religiosa é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, e tem como objetivos contribuir para a diminuição dos casos de intolerância religiosa e aprofundar o debate sobre o tema no cotidiano do Município. As atividades seguem nesta quinta e sábado (21e 23/01). O encontro LGBT de terreiros, que aconteceria no dia 22, foi transferido para o próximo dia 2 de março.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Coopir (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial) da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), e faz parte das ações do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional).

Prestigiaram a Roda de Diálogo os secretários de Educação, Márcio Neves, e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando Oliveira, além de representantes de religiões de matriz africana, evangélicos, messiânicos, espíritas, católicos, da Defensoria Pública e do 12º PBM (Batalhão de Polícia Militar).

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 21/01

13h30 – Cidade do Saber

Valorizando o Sacerdócio Afro Brasileiro

(Entrega do Troféu Axé Camaçari)

Sábado – 23/01

8h – Biblioteca Municipal de Areias

Caminhada contra a Intolerância Religiosa

Fonte: Ascom / PMC