Confira dicas de segurança para evitar roubos de veículos

Conduzir o veículo em Camaçari ou pelas estradas que ligam o município a outros circunvizinhos está ficando cada vez mais arriscado. Isso por conta dos constantes casos de roubos a carros ocorridos na região nos últimos meses. Em um período de três dias, três profissionais de comunicação sentiram na pele a violência.

Imagem-Destacada-roubo

-Publicidade-
-Publicidade-

No dia 26 de janeiro, um cinegrafista estava transitando pela BA-524, conhecida como Canal de Tráfego, quando foi abordado por dois bandidos que levaram seu veículo com todos os documentos e alguns equipamentos de trabalho. “Tenho uma sensação de impotência e medo”, comentou. Dois dias depois, o alvo foi outro cinegrafista. O profissional foi abordado pelos marginais segundos após parar o veículo na Rua José Nunes de Matos, mais conhecida como Rua do Sac, no Centro de Camaçari.

Enquanto aguardava a esposa dentro do veículo, dois bandidos anunciaram o assalto, levando além do automóvel, também seu equipamento de trabalho. Um prejuízo avaliado em mais de três mil reais somente com o material. “Vão-se os anéis e ficam os dedos”, brincou o cinegrafista após o susto. No mesmo dia, um radialista, quando transitava pela BA-512, rodovia que dá acesso ao campus da Uneb, foi abordado por um marginal armado. No veículo, além do radialista, havia outros três passageiros. “Foi um momento de muita tensão, mas, graças a Deus, ninguém foi ferido”, comentou. Segundo informações do radialista, o bandido acabou abandonando o automóvel poucos metros do local, após perceber que o mesmo estava plotado com a logo da rádio. Da vítima, só foram levados um celular e uma quantia em dinheiro.

Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Henrique Melo, a unidade da PM em Camaçari tem se empenhado para combater esse tipo de crime na região. “Todos os dias, realizamos quatro blitzen na cidade. Nelas, abordamos veículos de quatro e duas rodas (motocicletas), muitos com restrições de roubos, falta de documentos, entre outras irregularidades”, explicou o comandante. “O 12º BPM tem atuado preventiva e repressivamente. Em 2015, fomos a unidade de polícia da região que mais apreendeu armas, veículos e efetuou prisão em flagrantes”, disse. Segundo dados do Relatório de Produtividade Policial da PM/Bahia, durante todo o ano passado, o 12º BPM de Camaçari apreendeu 988 veículos de quatro rodas e 4.125 de duas rodas. Foram os maiores resultados registrados neste tipo de ação na região.

Dicas de segurança para não se tornar presa fácil dos bandidos*

1) Deixe o carro em um estacionamento fechado.
2) Estacione em ruas iluminadas, em frente a prédios com vigias e perto câmeras de segurança.
3) Não deixe nada dentro do carro, pois qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão.
4) Não cole adesivos no veículo com informações pessoais.
5) Certifique-se de que o carro foi trancado. Mesmo em uma parada rápida, em um posto.
6) Utilize dispositivos de segurança visíveis.
7) Utilize equipamentos modernos de segurança, como bloqueadores, rastreadores e localizadores.
8) Evite dizer a manobristas e flanelinhas quanto tempo você irá demorar até retornar. O ideal é sempre falar: “Só vou entregar alguma coisa e já volto”.
9) Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento.
10) Não namore dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
11) Se for transitar por locais desconhecidos, planeje seu itinerário.
12) Mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e o carro da frente quando o semáforo fechar. Você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro repentinamente.
13) Ao chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe à polícia.

*Informações da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)
Por Fernanda Melo