Limpec e UCSal firmam parceria em estudar implantação de central de triagem em Camaçari

O estudo é ambicioso, mas o município só tem a ganhar. O projeto de pesquisa intitulado de “Responsabilidade compartilhada: Proposta de um modelo para implantação de um central de triagem no município de Camaçari”, consiste em mensurar a administração e acúmulo de lixo em nossa cidade, conscientizar contra o descarte irregular e melhorar a qualidade de vida através da separação do lixo por cooperativas de reciclagem.

limpeza

-Publicidade-
-Publicidade-

O estudo é uma tese de mestrado de uma das universidades mais tradicionais em Salvador UCSal e conta com a Limpec como parceira nesse processo, oferecendo suporte técnico, operacional e estrutural para o desenvolvimento da pesquisa. A GEROP – Gerência Operacional já assessorou o grupo de pesquisadores em quatro visitas à pontos diferentes da cidade e identificou 553 pontos de descarte irregular de lixo, apenas na sede.

Diante dessa grande proporção, o estudo propõe a criação de uma Central de Triagem, baseado no princípio da responsabilidade compartilhada, onde governo e população se unem na administração e descarte apropriado de resíduos.

Através de um convênio, a parceria foi firmada, e num prazo de dois anos teremos o resultado da pesquisa. A previsão é que no segundo semestre de 2017, o levantamento dos impactos sociais e ambientais sejam apresentados, bem como propostas para implantação do Centro de Triagem.

“Enquanto Limpeza Pública de Camaçari, a Limpec também tem essa responsabilidade social, além da operacionalização para qual foi criada. Incentivar e estruturar estudos como esse, não é só nosso papel como nosso dever, embasar pesquisas que trazem, como principal objetivo, sugestões e uma maior efetividade no descarte de lixo de Camaçari”, ressalta o presidente Luiz Macedo.

Fonte: Ascom / Limpec