HGC: Banco de Sangue está com estoque baixo

O estoque do Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari) está baixo para todos os tipos sanguíneos. Por isso, reforça-se a importância da doação, imprescindível para salvar vidas. O procedimento pode ser feito por pessoas com idade entre 16 e 69 anos.

doe sangue

-Publicidade-
-Publicidade-

Os menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os maiores de 60 anos só podem realizar o procedimento se já tiverem doado anteriormente. Vale lembrar que além do HGC, o Banco de Sangue também abastece clínicas de Camaçari e hospitais de cidades vizinhas.

Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 quilos, estar bem alimento, não ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no dia anterior à coleta e ter tido uma boa noite de sono. Antes do procedimento, a pessoa passa por um processo de triagem.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os doadores precisam apresentar original ou cópia autenticada de um documento de identificação com foto. Associações, empresas ou entidades, que formem grupos de doadores, podem agendar coleta através do telefone 3644-4252.
Os homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Enquanto as mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de três meses.

MEDULA ÓSSEA

O Banco de Sangue do HGC também realiza cadastro para doadores de medula óssea. O doador deve ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Durante o cadastramento, a pessoa preenche uma ficha com dados pessoas e assina um termo autorizando que as informações sejam encaminhadas para o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
Será coletada uma amostra sanguínea para realização de exames laboratoriais de compatibilidade. Caso seja confirmada a compatibilidade, a pessoa será contatada para confirmar que deseja realizar a doação, feita através de um procedimento clínico.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Camaçari