Lavagem de Arembepe: Mais de 10 mil marcam presença em cortejo

Mais de 10 mil pessoas, entre devotos, moradores, turistas e autoridades, acompanharam na manhã de hoje (04/03) o cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro de Arembepe. A tradicional lavagem marca a abertura da festa da localidade que segue até segunda-feira (07/03).

8429dae8-b854-4a06-a954-3c58080307fd

-Publicidade-
-Publicidade-

Em uma demonstração de fé, o prefeito Ademar Delgado realizou o percurso da Volta do Robalo à praça Salustiano Santiago de Souza (Amendoeiras) e agradeceu a São Francisco de Assis. “Fico muito feliz de estar aqui. Peço a todos que tragam paz e alegria para a festa”, disse o gestor de Camaçari.

Ele também destacou ações que a Prefeitura realiza em Arembepe, como a pavimentação asfáltica em Caraúnas e a retomada da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Durante o percurso, a secretária de Governo, Jailce Andrade, ressaltou que a cultura popular do Município deve ser preservada e aproveitou para saudar as mulheres, em referência ao Março Mulher.
Nem o forte sol diminuiu a animação e alegria do público, que percorreu cerca de cinco quilômetros de trajeto embalado pelas baianas, afoxés Filhos de Gandhy, banda de sopro e pelo Rixô Elétrico.

Para a professora Marivania Alencar, de 53 anos, a Lavagem de Arembepe é o momento de valorizar a tradição popular e encontrar com amigos. “Todo ano prestigio cortejo. Gosto por ver o movimento das pessoas”, afirmou a moradora do bairro Gleba A.

A baiana Ana Lúcia Oliveira, de 46 anos, mora em Salvador, mas revelou que há 15 anos vem para Camaçari participar do festejo. “É uma tradição cultural. E esse ano foi o melhor cortejo em Arembepe que já participei” destacou.
A Festa de Arembepe, evento que encerra o ciclo de festas do verão baiano, conta com desfile de blocos, além de shows das bandas É o Tchan, Asas Lives, Mametto, Afrodisíaco, do cantor Edy Vox, entre outros artistas. As apresentações serão divididas entre o palco principal, na Arena, o palco Pranchão, no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, e o da Cultura, na praça Salustiano Santiago de Souza.

PRESENÇAS

Participaram do cortejo a primeira dama do Município, Edyla Chagas, a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira, os secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, de Educação, Juipurema Sandes, da Cultura, Vital Vasconcelos, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Habitação, Bosco Quirelli, da Saúde, Washington Couto, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira.

Também estiveram presentes o ouvidor do Município, Temistocles Mattos, o diretor-predisente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Luiz Macedo, o superintendente do Trânsito e Transportes, José Humberto Leite, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Renato Reis, os coordenadores de Eventos, Fábio Matos, e da Defesa Civil, Mauricio Bomfim, além de vereadores.

Fonte: Ascom / PMC