Seminário discute políticas de gênero

 

A Prefeitura promoveu hoje (08/03), através da Semu (Secretaria da Mulher), o Seminário sobre Políticas de Gênero e Saúde Mental. O evento aconteceu no Teatro Alberto Martins e foi voltado para as servidoras municipais e mulheres da comunidade local.

-Publicidade-
-Publicidade-

2d6553a0-ed89-49a4-823f-287f164f10c2

O seminário foi marcado pelas discussões sobre a força da mulher na sociedade, exposição de artesanatos e oficina de beleza. O prefeito Ademar Delgado fez questão de participar do evento. “Devemos homenagear as mulheres todos os dias, mas precisamos refletir sobre a data de hoje com base na luta, nos avanços e nas conquistas que as mulheres tiveram ao longo dos anos”, disse o gestor de Camaçari.

A vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira também participou do evento e destacou a garra da mulher de Camaçari, “Foram muitas conquistas importantes que já tivemos”, disse Maria do Carmo Siqueira, ao lembrar que “toda mulher é forte, guerreira e tem uma história de vida que precisa ser respeitada”, afirmou.

Durante o seminário, a secretaria de Governo, Jailce Andrade, parabenizou todas as mulheres e destacou a importância que mulher possui todos dos dias do ano. “Toda mulher tem a capacidade de ocupar qualquer lugar que almeje na sociedade, estamos na luta para vencer os preconceitos”, frisou.

De acordo com a secretária da Mulher, Suzana Lima, é importante marcar esse dia e levantar a bandeira da força da Mulher, “para fortalecer o seu papel na sociedade”. Para a enfermeira Ana Cláudia Sena, de 40 anos, foi bom participar do evento. “Adorei receber essas homenagens que reconhecem os direitos que a mulher conquistou”.

Aberto pela cantora Gilmelândia, que interpretou o Hino Nacional, o seminário contou com uma mesa redonda formada por profissionais da Semu e do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, quando foram discutidas as políticas afirmativas, o empoderamento feminino, a violência psicológica, os tipos de violência que atinge as mulheres e politicas de saúde e gênero.

Ainda hoje, às 18h, será realizado o evento cultural Arembepe Tem Nome de Mulher, na praça Salustiano Santiago de Souza (Amendoeiras). A atividade conta com Mostra de Capoeira, apresentação de samba de roda, homenagem a 10 mulheres que contribuem com a luta pela igualdade de gênero em Camaçari e show da cantora Daina Lins.

As ações integram a programação do Março Mulher que acontece até o dia 31, com encontros, palestras, corrida, Cine Mulher, o evento Mulher em Movimento, o projeto Semu + Perto de Você, além da Marcha da Mulher.

Participaram do seminário a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, as secretárias da Administração, Lezineide Andrade, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Mulher, Suzana Lima, além dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando, do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, e de Educação, Juipurema Sandes.

Fonte: Ascom / PMC