Inscrições para Olimpíada de Matemática encerram nesta sexta-feira

As escolas públicas do Município têm até hoje (01/04) para se inscrever na 12º OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) – Somando novos talentos para o Brasil. As inscrições acontecem no endereço eletrônico www.obmep.org.br.

A olimpíada é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) também podem participar, de acordo a formação correlata.

Segundo a Seduc (Secretaria de Educação), as escolas do Município participam da OBMEP há alguns anos. A expectativa é que todas as 32 escolas, que possuem alunos no perfil, participem desta edição.

Realizada pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a OBMEP é promovida com recursos do MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação) e do MEC (Ministério da Educação).

OBJETIVOS
Dentre os objetivos da OBMEP estão estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológica, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os alunos competem em três níveis, de acordo ao grau de escolaridade. O nível um é para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o dois para os do 8º ou 9º e o três para o ensino médio.

Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. As provas da primeira fase estão previstas para o dia 7 de junho.

Fonte: Ascom / PMC