Bairro Nova Vitória será contemplado com projeto social de enfrentamento à violência

Com a finalidade de promover o enfrentamento à violência e à disseminação da cultura de paz, será realizado, neste mês, o projeto Integração de Políticas Públicas para a Paz e Cidadania – Juntos pelo Território de Paz – Edição Nova Vitória. Este projeto é piloto e depois contemplará outros bairros do Município. A data de lançamento será divulgada posteriormente.

010416121724602060

O objetivo da iniciativa é diminuir a violência nos bairros, por meio de integração das ações de diversas instituições e organismos sociais. A definição do local é fruto do diagnóstico de homicídios no Município, feito pelas policias Civil e Militar, e que aponta o bairro Nova Vitória como principal lugar de vulnerabilidade à morte de jovens.

As metas e as ações serão acompanhadas durante seis meses, com objetivo de atender toda a população do bairro e com foco no público mais vulnerável, os jovens negros, do sexo masculino e com idades entre 12 e 19 anos.

Dentre as ações que serão executadas estão oficinas de teatro, dança e artes plásticas, palestras relacionadas ao uso responsável da internet, cyberbullying e crimes cibernéticos, estas para adolescentes com idade a partir de 15 anos, e intensificação do policiamento através de abordagens, rondas e blitze.

PAZ E CIDADANIA

O projeto Integração de Políticas Públicas para a Paz e Cidadania – Juntos pelo Território de Paz é realizado em cinco passos. O conhecimento do bairro e das diversas instituições, diagnóstico dos equipamentos públicos na localidade, reuniões com lideranças locais, apresentação de diagnósticos das instituições visitadas e plano de ação integrada entre as instituições participantes do CISP (Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari).

A realização do projeto é uma parceria do CISP, do Ministério Público e da Prefeitura, através do GGIM (Gabinete de Gestão Integrado do Município).

Fonte: Ascom / PMC