Qualificação aperfeiçoa profissionais de educação física

Os servidores públicos e profissionais de Educação Física da rede privada participaram na manhã desta sexta(13), da capacitação unificada para inserção dos estudantes de diferentes capacidades intelectuais, a fim de inseri-los nas inúmeras modalidades disponíveis no esporte. A iniciativa contemplou 25 profissionais que estiveram reunidos na sala dos professores do Estádio Armando Oliveira.

A capacitação tratou da importância do esporte unificado a partir da inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais na prática esportiva, no intuito de diminuir a desigualdade e demostrar o potencial deste público.

-Publicidade-
-Publicidade-

De acordo com o Núcleo do Programa de Olimpíadas da Pestalozzi de Camaçari, a capacitação que é realizada em Camaçari há dois anos dispõe de 8 horas de aulas teóricas e práticas e íntegra o programa de educação do Município.

O secretário do Esporte e Lazer, Manoel Costa, destacou a importância da pasta promover e incentivar a formação continuada dos profissionais da rede. “Considero um avanço poder receber profissionais de outros municípios para interagir e trocar informações tão relevantes, como a necessidade de incluir e agregar a todos nas diversas modalidades esportivas, até porque, a função da secretaria é promover o esporte sem distinção”, frisou.

A professora da rede pública de Simões Filho, Eliene Braga, de 54 anos, falou do interesse em buscar qualificação para atuar com o público de diferentes capacidades intelectuais, “minha intenção é de sempre buscar mais conhecimento. Trabalho com crianças e adultos especiais há 12 anos e, para mim, é um privilégio ter uma capacitação como está de forma gratuita”, mencionou a docente que atua no Centro de Apoio Pedagógico Ressurreição.

As aulas práticas da capacitação acontecem no dia 19 de maio, e consiste em uma competição de atletismo entre os alunos da Pestalozzi de Camaçari e alunos das cidades de Lauro de Freitas e Simões Filho. A corrida está prevista para iniciar às 8h, no estádio Armando Oliveira.

As Olimpíadas Especiais tem como objetivo proporcionar treinamento e competições esportivas em diversas modalidades olímpicas (atletismo, basquete, tocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, hóquei sobre piso) e dar oportunidade para que os atletas desenvolvam e aprimorem as aptidões físicas.

A capacitação foi promovida e ministrada pela Associação Pestalozzi de Camaçari e conta com a parceria da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer).

Fonte: Ascom / PMC