Inscrições para o ENEM encerram hoje (20)

Termina hoje às 23h59 o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo é feito apenas pela internet, no site enem.inep.gov.br. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68, que pode ser realizado até as 21h59 da quarta-feira (25).

provas-do-enem-2016-serao-aplicadas-nos-dias-5-e-6-novembro_676555
Segundo o Ministério da Educação, mais de 6 milhões de candidatos já fizeram a inscrição e a estimativa é de que chegue a 8 milhões de inscritos. Mais de 2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Para se inscrever, os candidatos precisam ter em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol). São isentos da taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição. É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento especializado.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.

A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. A nota do Enem é usada como critério de acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

 

Fonte: Correio 24 horas