Camaçari sedia Festival Nacional de Dança

Camaçari respira dança clássica desde ontem (26/05), quando iniciou a 11ª edição do Ballace – Festival Nacional de Dança, o mais importante evento de balé do País. O festival acontece na Cidade do Saber até domingo (29/05), com diversos cursos, oficinas, workshop, fóruns e audição internacional. No total, 3 mil pessoas de diversos estados brasileiros participam do evento.

ad2f4d83-6446-4d82-93d0-6b6ae209607a
Na manhã desta sexta (27/05), a programação atraiu mil bailarinos para os cursos, palestras, exposições, fóruns e workshops oferecidos durante o evento de dança. A manhã também foi marcada pelo ensaio geral dos participantes que farão as apresentações de balé clássico, jazz, danças moderna, de salão e popular logo mais à noite, a partir das 18h.

Pela manhã houve ainda a audição feita pelos professores da Companhia Miami City Ballet, que participam do evento em busca de talentos. Os aprovados poderão estudar nos Estados Unidos com bolsas de 30%, 50% ou integral. O percentual varia de acordo com o desempenho de cada estudante.

As oficinas e cursos de dança contemporânea, jazz infanto juvenil, clássica avançada, intermediária e com percussão são ministrados por profissionais nacionais de renome, a exemplo de Jorge Teixeira, Caio Nunes e Verônica Fonseca, assim como os profissionais que dirigem e coordenam o Ballace Festival Nacional de Dança. O evento envolve correógrafos, professores, bailarinos, figurinistas, aderecistas, técnicos de som e iluminação.

A programação do Festival prevê a realização, até domingo, de apresentações não competitivas de grupos, academias, companhias, escolas e projetos envolvendo amadores e profissionais. Participam do evento bailarinos das cidades de Cruz das Almas, Feira de Santana e Salvador, na Bahia, além de Aracajú, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os participantes têm a oportunidade ainda de adquirir artigos para dança e balé, nos stands montados no foyer do teatro. No domingo (29/05), último dia do evento, haverá a cerimônia de premiação, às 9h, no Teatro Cidade do Saber.

Iniciado em 2006, o Festival visa promover e divulgar a dança com o intuito de estimular o desenvolvimento técnico e artístico dos bailarinos. O Ballace, Festival Nacional de Dança é realizado pelo Ballace Produções Artísticas, com o apoio da Prefeitura de Camaçari e da Cidade do Saber.

Fonte: Ascom PMC