Tombamento contempla igreja do Divino Espírito Santo

Foi iniciado o processo de análise para o tombamento municipal da Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na praça Matriz, em Vila de Abrantes. A cerimônia de abertura foi realizada neste domingo (12), logo após a missa dominical, e contou com a participação do prefeito Ademar Delgado.

2905140205351

-Publicidade-
-Publicidade-

A partir desta segunda (13) uma equipe composta por historiadores, arquitetos e especialistas em arte sacra realiza estudo sobre a Igreja do Divino Espírito Santo com o intuito de tombá-la como Patrimônio Cultural de Camaçari. O prazo previsto para a conclusão do processo é dezembro deste ano.

O tombamento municipal é estabelecido pela Lei 1.088/2010 e abrange os bens materiais. O ato possui um reconhecimento histórico, cultural, arquitetônico e também de valor afetivo para a comunidade, além de impedir que os espaços tombados sejam destruídos ou descaracterizados.

O documento foi assinado pelo prefeito Ademar Delgado, pela secretária da Cultura, Branca Vieira Lima, pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, e pelo pároco Luis Orlando de Oliveira. Participaram também do ato a primeira-dama do Município Edyla Chagas, e os secretários de Governo, Lêda Duarte e da Saúde, Washington Couto, além do vereador Gilvan Souza (PR).

O tombamento é realizado pela Coordenação de Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural da Secult (Secretaria da Cultura).

Ascom :PMC