Empossados os membros do Conselho da Cultura

O prefeito Ademar Delgado deu posse aos novos membros do Conselho Municipal da Cultura de Camaçari (CMCC). O ato foi realizado na tarde de ontem (16/06), em cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins. No total, foram empossados 46 representantes da sociedade civil e do poder público que farão parte da gestão cultural do Município para o triênio 2016/2019.

dceeef24-0648-46a4-a5a5-06bfdb3dfc2d

-Publicidade-
-Publicidade-

Na oportunidade, foi apresentada a empresa vencedora da licitação que dará consultoria aos trabalhos inscritos no processo de seleção para participar do Edital Municipal de Financiamento de Projetos Culturais, a iniciativa viabiliza políticas públicas que proporcionam e fomentam a atividade artística e cultural do Município.

Na avaliação do prefeito Ademar Delgado, o diálogo entre o segmento cultural do Município e o poder público está fluindo cada vez melhor e, de acordo com o gestor, isso é fruto do comportamento democrático e participativo da gestão.

Os novos membros do CMCC, titulares e suplentes, foram eleitos para representar os segmentos da música, audiovisual, radiodifusão e novas mídias, teatro e congêneres, dança e congêneres, patrimônio cultural (material e imaterial), livro e literatura, artes visuais e artesanato, produção cultural, além de sociedade civil e movimentos sociais.

A secretária da Cultura, Branca Vieira, avalia que o momento é de conquistas para a cultura do Município, sobretudo, pelo fato de poder dar continuidade ao cronograma das etapas para a conclusão do Edital Municipal de Financiamento de Projetos Culturais, para o qual foram inscritos 76 projetos. Destes, até 30 serão aprovados.

Na oportunidade, a servidora da Secult (Secretaria da Cultura), Janete Freitas executou o Hino de Camaçari. Após a cerimônia de certificação dos novos membros do conselho, o cantor Rege FX fez uma apresentação musical de voz e violão na área externa do teatro.

CONSELHO MUNICIPAL

O Conselho Municipal da Cultura de Camaçari foi instituído pela Lei Municipal 1.017/2009 e já está na terceira gestão. Vinculado à Secult, o órgão é de representação do poder público e da sociedade civil, com proposta de assessoramento da administração pública e funções propositivas, opinativas, fiscalizadoras e consultivas.

A finalidade do CMCC é democratizar as discussões sobre cultura no Município e contribuir com o processo de planejamento e normatização das políticas públicas de cultura em Camaçari, garantindo assim o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Ascom / PMC