Neste São João dirija com segurança

Shows, gastronomia e danças típicas, lazer e folclore. A Festa de São João é um dos maiores eventos regionais do País e para garantir diversão com segurança, a Ford dá dicas de direção segura. A primeira delas é: se não resistir ao quentão ou a um licor e resolver beber, não dirija.

Veja o percurso até a festa e calcule o tempo de trajeto. Utilize o GPS do seu Sync com MyFordTouch ou recurso similar disponível em smartphones. Os modelos Ford possuem o sistema de conectividade SYNC que auxilia os motoristas a encontrar as melhores rotas. As ruas da cidade, principalmente nas proximidades do ‘arraiá’ de São João, devem estar cheias de pedestres e por isso a atenção tem de ser redobrada para antecipar situações de perigo.

Deve-se evitar distrações, como música alta, conversas desnecessárias e consulta a celulares. A Ford disponibiliza o AppLink, acessado por meio do SYNC e disponível nas linhas Ka, Fiesta, EcoSport, Focus e Ranger, que permite controlar aplicativos de celulares e diversas funcionalidades do sistema, entre elas fazer e receber ligações por comandos de voz e com um simples toque em botões no volante, enquanto o motorista mantém os olhos na pista.

O diretor de Engenharia da Ford na América do Sul, João Filho, destaca seis recomendações básicas:

Esteja sempre atento à sua frente
Olhar além do carro, diretamente à frente do veículo, com atenção a possíveis perigos. Enquanto o carro estiver em movimento, deve-se manter a atenção no caminho e não em um obstáculo que possa se transformar em uma distração.

Não ultrapasse o limite de velocidade
Velocidade inadequada, mesmo em perímetros urbanos, é uma das principais causas de acidentes, especialmente com motoristas entre 18 e 24 anos. É necessário respeitar os limites de velocidade das vias, que variam de acordo com o tipo do veículo (leves e pesados) e condições da pista e das ruas (seca ou molhada).

Calibre os pneus
A pressão correta dos pneus, indicada no manual do proprietário, contribui com a segurança, além de economizar combustível e evitar desgate prematuro dos itens.

Evite influências dos colegas
O motorista é o responsável pela segurança dos passageiros. Ele deve evitar a interferência de terceiros, como colegas ou familiares, no comportamento na direção.

Cuidado com as distrações
Músicas, celulares e passageiros barulhentos são potenciais distrações. “Mãos no volante e olhos na pista” deve ser sempre o lema.

Desacelere
Em terrenos escorregadios ou condições que exigem atenção redobrada, como chuva, o carro leva mais tempo para parar. É recomendado reduzir a velocidade, melhorando o controle do automóvel. O mesmo comportamento vale para cerração ou escuridão.

Autoria: Ascom Ford